segunda-feira, 30 de abril de 2007

Leg Godt


Os LEGOs foram, e são, para mim, o brinquedo por excelência.

Adorava os LEGOs. E ainda adoro!

Tenho muitos. Algumas das minhas caixas ou dos livrinhos de instruções de montagem mais antigos estão aqui mostrados, pois são brinquedos que têm um lugar muito especial "aqui dentro". Ou, como agora se diz, "fazem parte do meu imaginário"...

Pffff! Que baboseira! :)







Presto aqui a devida homenagem a alguns gajos completamente malucos, que se dedicaram a reunir em sites todas as caixas de LEGO que encontraram. Alguns até têm a lista das peças originais que vinham dentro das caixas, com as respectivas quantidades! :) Sem o contributo deles, este post viria quase sem imagens... Bem hajam!

Acho que os LEGOs são brinquedos excelentes para desenvolver o raciocínio, a capacidade de ver a três dimensões, a entender mecanismos. Mas, fundamentalmente, permitem dar asas à imaginação de cada um.

Começando por peças muito básicas, formavam-se caixas muito interessantes, pois conseguia-se criar objectos como carros, casas, motas, aviões, cidades, e mesmo comboios apenas com elementos muito simples.



Depois, como tudo na vida, os LEGOs foram evoluindo. Apareceram bonecos humanos articulados, as peças começaram a ser mais trabalhadas, surgiram vidros coloridos, rodas com pneus, "lagartas", peças "lisinhas", autocolantes, motores a pilhas, caixas com peças variadas e livros de ideias e sugestões, etc. Criaram várias linhas autónomas de LEGOs - cidades, combóios, cavaleiros, naves espaciais (e que é absolutamente fantástica!), modelos "técnicos", etc.



Mas, apesar desta evolução, a piada de os construir, desconstruir e reconstruir à nossa imagem, com outras ideias, estava lá. E julgo que ainda está.

Ainda me lembro de fazer a capa do Super-Homem em papel, ou o trenó do Luke Skywalker da Guerra das Estrelas, com as peças da altura, claro! Aqui está a versão que saiu muitos anos depois. Agora, imaginem as diferenças... :)


Hoje em dia, já há caixas temáticas de filmes, ou séries, numa clara tentativa de adaptação dos LEGOs ao mundo actual. E é giro ver o Harry Potter, o Homem-Aranha, ou mesmo o Batman (!) em LEGO.

Também no modelos mais avançados - os chamados Technic, cheios de peças articuladas, engrenagens, eixos, veios, rodas dentadas - houve evolução. Surgiram grandes carros, motas, helicópteros e outras construções avançadíssimas. E também algumas temáticas: as naves da Guerra das Estrelas (numa edição para coleccionadores), carros de Fórmula 1, etc.


Até a Ferrari se associou à LEGO, tendo aparecido modelos de carros que vão dos Duplo (dos 0 aos 3 anos) até aos Technic (mais de 9 e até aos 14 anos, dizem eles... :) ).


Também surgiram caixas com CDs, jogos de computador e uma linha absolutamente inovadora, chamada Mindstorms, que têm um autómato programável! Podem-se construir várias máquinas à volta desse aotómato, com sensores de som, de luz e de toque, por ex., depois liga-se o conjunto a um PC, programa-se o tal autómato e pimba!, o gajo mexe sozinho e reage às instruções.

Espectáculo!


Isto, para mim, parece-me ter sido uma atitude inteligente, pois ao associar as novíssimas tecnologias a um brinquedo com umas largas dezenas de anos - relembro que surgiu na Dinamarca, em 1932 - procura atrair uma clientela mais exigente. Será que tem sucesso?


Parece-me que dá para ver que a evolução da LEGO tem sido enorme. Mas a do nosso mundo também, não é?

É pena que, hoje em dia, se vejam menos LEGOs. Julgo, no entanto, que isso se verifica apenas neste nosso lindo país - que vai revelando, também aqui, uma incompreensível tendência terceiro-mundista - pois o site deles parece-me prosperar.

Chateia-me. A sério que me chateia. Mas lá estamos nós a voltar à mesma conversa...


Não digam a ninguém mas, mesmo passados estes anos todos, quando encontro um de que gosto, nem hesito. :)

2 comentários:

gir@f disse...

Eu adoro legos
Mas montava daqueles com peças pequenitas....a quinta, a mansão...o parque de estacionamento
Agora que já estou mais grandinha ando a dar nos puzzles (1500 para cima)

Anónimo disse...

Sem dúvida que os Legos são "o" brinquedo!
Ainda hoje tenho todos os conjuntos guardados (e montados!). São essencialmente da "linha" Legoland, mas também tenho uns Technic, uns "avulso", umas "relíquias" da minha irmã (tipo "casa de bonecas", um quarto, uma sala, uma casa de banho, etc. Alguém se lembra?) e ainda umas peças avulso mais antigas (do tempo do meu pai...).
A vontade de comprar, de facto, continua, mas confesso que os modelos mais recentes que tenho foram me dados pelo senhor que escreveu este post (Bem haja!!!). É sem dúvida com pena que vejo as "montras" de Legos diminuirem de ano para ano... Já nem consigo encontrar o "famoso" (e sempre aguardado com ânsia) catálogo que era publicado todos os anos (e mais recentemente, duas vezes por ano). Será que ainda existe? Concordo contigo, para ver os vários modelos só mesmo no site Lego! Diogo