quarta-feira, 4 de abril de 2007

Bicaense

Fica já ali, no princípio da descida do Elevador da Bica, junto ao Largo do Calhariz. Um lugar muito normal, que parece “estar a dar”. Têm boas caipirinhas/oskas, boas tostas, uns cálices de Porto mais bem servidos do que muitas Coca-Colas que conheço, excelente atendimento e muita gente (talvez até gente a mais, mas isso…) para o espaço em questão, que nem sequer é pequeno! Tem uma sala principal, com poucas mesas e uns bancos de pé alto junto ao balcão (é uma mercearia antiga, recuperada), que liga a uma segunda sala, sensivelmente com a mesma área, mais escura, onde há frequentemente Jazz ao vivo e DJ’s.

Ideia pioneira tiveram os donos quando colocaram um PC AT (ou será XT?) – que funciona, atenção! – com o Tetris, O Prince Of Persia, o Pac-Man e outras raridades do século passado, para diversão ocasional de qualquer frequentador, esteja ele(a) à espera de alguém, ou não. O monitor é que é monocromático (âmbar, parece-me), mas também… o que é que esperavam?

Pára lá malta mais para os vinte e tais, trintas, de todo o tipo. Tem uma “vizinhança” à altura, com outros barezinhos/restaurantes semelhantes, a não mais de dez, quinze metros de distância. O Bairro Alto fica uma centena de metros acima.

Conversa-se principalmente na rua, em pé, de copo na mão. "À lá Bairro Alto", portanto. Lá dentro, é mais difícil arranjar poiso sentado. Mas tentar não custa...

Por volta da uma da manhã, o cruzamento onde se situa já ´tá a rebentar pelas costuras, e só as habituais passagens da recolha de lixo conseguem abrir uma brecha – temporária… – na fiel clientela.

É bom para espairecer. Para conversar. Consegue-se fazê-lo sem ter que gritar, o que, nos dias que correm, é um cartão de visita assinalável (parecido, só no Bairro). De lá, parte-se para outras paragens. Ou não. :)


Aviso já que, contrariamente ao que possa eventualmente parecer, não tenho quota nenhuma no dito cujo...

4 comentários:

gir@f disse...

Hummm
Fiquei com vontade de ir experimentar
Parece-me acolhedor.
Obrigada pela sugestão

Terramota disse...

Bugábica?

:))

Anónimo disse...

De certeza q n tens quota??? É a sério, é mm fixe o bicaense.
Até lá numa destas noites!

Anónimo disse...

acho que se criou um novo "Bairro Alto"
A malta quando vai ao Bicaense, não diz "vou ao Bicaense ali ao pé do Bairro alto", mas sim vou ao Bicaense.
Espero sinceramente que a zona se mantenha como está sem os "putos" que algumas zonas do BA insiste em ter
PS: Um gaijo também já vou puto e também queria beber umas jolas ao preço da chuva, pelo que as zonas com putos no BA existem e devem existir.