quarta-feira, 11 de abril de 2007

Indochina revisited


Baseado no livro homónimo de Sommerset Maugham, conta-nos a história de um médico investigador inglês, Walter (Edward Norton) que se casa com uma rapariga de classe média-alta, Kitty (Naomi Watts), ambos em início de vida adulta. Após o casamento, embarcam para a China colonial, onde ele é colocado a exercer a sua profissão.

A relação amorosa é de “sentido único”, à partida: Walter apaixona-se por Kitty, mas ela encara-a como um meio de sair debaixo da alçada dos pais (especialmente da Mãe). A devoção de Walter à investigação e consequente afastamento da mulher deteriora a relação entre eles, ao ponto de Kitty, que nunca gostou verdadeiramente do marido, o trair. Quando Walter descobre, para se vingar aceita uma colocação numa aldeia recôndita do interior, numa zona altamente fustigada pela cólera, levando Kitty com ele - ou ia, ou aceitava um divórcio que nada lhe(s) traria de bom.

Interpretações muito boas, paisagens belíssimas (lembram-se do "Indochina"?), uma fotografia muito interessante, música inspirada. A história é bem contada, e a sua evolução prende durante todo o filme. É um filme do “tipo inglês”, o que, só por si, já (ainda) é um bom cartão de visita.

Experimentem. Acho que vai valer a pena!

1 comentário:

gir@f disse...

...ok se eu comparar o teu comentário do filme ao meu.....vou ali enviar a cabeça no buraco e ja volto, boa?
Podias ter escrito antes, eu linkava e mai nada...
Bjokas e obrigada