“Portugal – Um Retrato Social”. Ontem à noite, no Canal 1 da RTP.
Apesar do tom negro, por vezes deprimente, da realidade que o Prof. António Barreto nos mostra, acho que vale muito a pena ver este documentário. É uma análise do nosso povo, focando assuntos tão diversos como a vida do dia-a-dia, a terceira idade, e outros que ainda veremos, apresentados em sete programas feitos para que nos conheçamos melhor. Só por isso, já vale a pena.
Até a música (Rodrigo Leão) é boa. Mas isso já era de esperar.
É igualmente muito interessante comparar as épocas, e a evolução da nosa sociedade – vai desde o tempo do Antigo Regime, passa pelo pós-25 de Abril, pelos anos 80 e 90, e termina na actualidade. Se há diferenças absolutamente chocantes, também há algumas semelhanças. E isso também é outra das coisas surpreendentes.
Acho demasiado triste o tom geral dos programas, sinceramente. Falta disto, falta daquilo, excesso de aqueloutro, corrupção, compadrio... Podem-me dizer que é a realidade. Aceito. Mas continuo a achar que talvez fosse mais positivo dar um tom mais leve, mais esperançoso, a tudo aquilo que este grande comunicador
parecido, só o Prof. José Hermano Saraiva que, para mim, está noutra divisão...
encontrou e registou. Quanto mais não seja, para dar algum alento às gerações futuras.
Ou será que já não temos salvação?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário