quarta-feira, 4 de abril de 2007

Brava Dança


Acabei de viajar no tempo. Literalmente.

Há uma (julgo que de entre muitas...) coisa que eu tenho em comum com um certo amigo, e da qual ambos não só não abrimos mão, como até cultivamos: as saudades da nossa adolescência. Tem coisas boas, e talvez tenha coisas más. Mas como eu me considero uma pessoa positiva, que encara o futuro com optimismo, quando olho para trás tiro partido dessas memórias e navego esta onda revivalista que agora reina.

Mas adiante.

Há pouco, dei de caras na Fnac com o já lançado "Amor", uma (mais uma) colectânea dos Heróis do Mar - para mim, talvez a melhor banda portuguesa. Como já tenho uma da Antena 3, lançada há um par de anos, pensei: "mais do mesmo". E foi quando estava a ver o alinhamento, que a Máquina do Tempo arrancou, e só parou em 1986: "Fado"! Era o "Fado"!! Umas linhas abaixo, outro salto: "Café", para 1989. Lindo!!!

Estas - e outras! - músicas andavam arredadas das prateleiras, pois o "Macau" e o "Heróis do Mar IV" julgo estarem "descatalogados", como se diz agora. Mas acabaram por ficar aqui na minha cabeça, de onde nunca saíram. E hoje regressaram.

Comecei a relembrar o meu 10º ano, na melhor turma que tive, "a milhas" - a Turma de Artes Visuais, no 10º e 11º anos, no Liceu Rainha D. Leonor, que vai merecer um post -, e depois o meu 12º ano, de marranço pré-universitário (comecei com um auspicioso 7 a Física!), numa turma um bocado fria, estranha,

Mas também... sofreu, sem ter culpa nenhuma disso, e perdeu, numa comparação inevitável com "a" tal Turma...

mas com duas ou três pessoas que me marcaram imenso.

E lá me lembrei das futeboladas no Liceu, das paixonetas, das idas ao snooker, de grandes cinemadas, das jantaradas de pifos e de grande camaradagem, das férias como nunca mais tive, de croissants com chocolate, das idas às praias da Costa da Caparica sem trânsito (é verdade!), dos primeiros concertos,

Alguém viu os Durutti Column, na Aula Magna, em '85? Foi a minha estreia. Levei um gravador tipo-Spectrum escondido, para "gravar o concerto". Ficou um espectáculo... :))

descobri e comecei a gostar dos U2, dos Waterboys, dos Dire Straits, dos New Order, dos Simple Minds, dos tais Durutti Column, do Bruce Springsteen, dos Van Halen, do Bryan Adams, dos Marillion, dos Supertramp, enfim...

Estávamos nos Gloriosos Anos 80, numa altura de grande mudança no país, de grande criatividade, de crescimento em muitas frentes. Mas isto é assunto, se calhar, para mais uns posts. :)

Quem não conhece os Heróis (mas há quem não conheça?), recomendo vivamente: são Canções Portuguesas originais, feitas numa altura em que já não se tinha medo de cantar em Português (vejam os Jáfumega, Trovante, Xutos, Delfins, Sétima Legião, Madredeus, Pop Dell'Arte, GNR, Ban, Mler Ife Dada, etc.). São melodiosas, simples. Muitas a puxar para a cantoria. Experimentem!

Quem conhece, "já sabe do que é que eu estou a falar"... :)

Regresso a 2007. O que é que ouvimos de jeito, em português de Portugal, agora? ... Bem, se calhar, é melhor não pensar muito nisso. Pelo menos agora. Ou então, o mal é meu.

Olha, vou prá número 3: "Paixão". :)

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda anda por aí?
Fiquei curioso com essa gravação dos Durutti na Aula Magna, porque eles tocaram em 83 e 88 lá. Qual deles será? Eu tenho gravações de ambos, mas uma delas não está grande coisa, apreciaria imenso ouvir outra. Diga coisas!