quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Sofrer e Querer

Pois o Sporting lá eliminou o Fátima, na Taça da Liga. Custou (muito!), mas foi.


O querer dos jogadores foi absolutamente determinante! As coisas iam correndo mal - quanto mais não seja, pelo andamento do marcador - mas nunca viraram a cara à luta. E se houve alguns que estão mesmo em baixo, outros mostraram que se pode contar com eles.

O Fátima teve bastante azar, também. Numa altura em que venciam por um a zero, mandaram uma bola ao poste, e quando estava dois a dois, mandaram novamente a bola ao poste! Apesar de terem sido em jogadas de bola parada que o conseguiram (bem como os dois golos, nas chamadas "segundas bolas"), poderiam ter sido decisivas no desenlace da eliminatória.

Acho que nem foi um grande jogo. Em algumas fases, o Fátima voltou a correr mais do que o Sporting, mas não tiveram o controlo das operações por causa disso (ou seja, não traduziram em domínio de jogo esse factor).

Uma pergunta: como é que uma equipa do meio da tabela da segunda divisão corre o que estes tipos correm?

Outra pergunta: como é que o Sporting corre tão pouco?

Pareceu-me também que o Paulo Bento acertou nas alterações que fez na equipa. Não só nas substituições - o Pereirinha mexeu à brava na equipa, e o Purovic marcou - como também no esquema táctico que aplicou na segunda parte. Apesar de ter sido um "pau de dois bicos" (quando mandou a equipa prá frente, para virar o resultado, expôs-se aos contra-ataques do Fátima), a coisa funcionou. E ainda bem!


Agora, uma coisa foi por demais evidente: a arbitragem miserável daquela "madalena" que equipava de amarelo, um tipo chamado Olegário Benquerença.

Eu acho que não foi falta de qualidade. É que, se assim fosse, os erros seriam para os dois lados. Foi roubalheira, mesmo! Mas, com este tipo, e infelizmente, isto já não é de hoje.

Confesso que já perdi a conta ao número de jogos arbitrados por este "filha da p..." em que o Sporting foi claramente prejudicado.

Como diria o Eça, "uma besta".

Devo dizer que, por vezes, me acusam de ser o "advogado do Diabo", nestas coisas das arbitragens, pois procuro sempre ver o porquê das decisões aparentemente incompreensíveis, e de arranjar sempre argumentos para entender o outro lado. Mas isto, hoje, foi demais!...

Ficaram montes (mas montes!) de faltas por marcar a favor do Sporting, alguma completamente evidentes - algo que muda claramente a tendência de um jogo de futebol, pois a equipa que faz as faltas começa a ter a noção de que pode prevaricar sem ser punido, e quem as sofre começa a sentir-se enervada pela unilateralidade das decisões do árbitro (?).

Houve alturas em que quase que dava pena ver as reacções de alguns jogadores do Sporting - que chegaram há pouco tempo ao clube, e por isso ao país - casos do Vukcevic, Purovic ou do Izmailov - e que se via, nitidamente, que não percebiam porque é que o Benquerença agia daquela maneira... Acho que eles vão, lentamente, começando a perceber o tipo de arbitragens com que vão ter que lidar, daqui para a frente!


Mesmo com esta sensação quase sempre presente, os jogadores do Sporting nunca baixaram os braços e foram, por isso premiados com esta vitória e com a qualificação para a fase seguinte desta Taça da Liga, a Carlsberg Cup.

Agora, estou é com muita curiosidade em ver como é que o Sporting vai encarar o próximo jogo - Domingo, contra o Naval 1º de Maio...


Nota: É de mim, ou o Miguel Veloso está ali a mais, nesta altura? Na primeira parte, então...

Se o miúdo anda dominado pelas notícias dos jornais, não estará na altura de o mandar descansar uns jogos para o banco? Tenho para mim que talvez lhe fizesse bem - apesar de ser uma decisão arriscada, sempre dava uma hipótese ao Adrien Silva (um júnior que me parece ter condições para vir a ser um jogador fantástico!) de ganhar experiência de Campeonato.

Talvez fosse uma boa ideia... Mas isto é apenas o "treinador de bancada" que há em mim a falar. :)

2 comentários:

Anónimo disse...

Epá, eu também acho que deviam mandar o Veloso relaxar. Eu ofereço-me para lhe fazer umas massagens... Pelo bem do Sporting!

Catwoman

Gonçalves disse...

Só consegui ver os últimos 15 minutos. Tremideira, não foi? O mal destes putos é o jornalismo tomar-lhes conta da maneira de pensar. Agora o veloso, a seguir o moutinho e por aí fora.