domingo, 14 de outubro de 2007

Semi-finais da RWC


Mais duas grandas jogas de râguebi - as meias-finais da Taça do Mundo: a Inglaterra venceu ontem a França, que jogava em casa (em pleno Stade de France) por 14-9, e os Springboks (África do Sul) derrotaram os Pumas (Argentina) por 37-13.


No primeiro jogo, os bifes entraram bem, mas tiveram dificuldades em suster as cargas francesas da primeira parte. Ao intervalo, perdiam por 5-6. Depois, foi o show do Wilkinson, o médio de abertura inglês, que marcou três pontapés aos postes - dois dos quais nos últimos dez minutos do jogo que arrumaram a coisa.

Foi este tipo que decidiu a final da última Taça do Mundo, em 2003: com os seus pontapés (de ressalto, de penalidades ou em conversões de ensaios), foi decisivo na vitória inglesa sobre a Austrália em pleno Estádio Telstra, em Sydney.

Hoje, a África do Sul pôs muito mais dificuldades aos argentinos, que fizeram muito mais erros neste jogo apenas do que no resto da prova. Dois dos quatro ensaios sul-africanos resultaram de intersecções pelos defesas (são, tipicamente, os tipos que jogam com os números 11 a 15) de jogadas à mão dos sul-americanos.

Nessas situações, as intersecções dão frequentemente origem a ensaios das equipas que as conseguem, pois apanham os adversários em contrapé e, como tal, correm quase sempre sozinhos a distância desse ponto até à linha de ensaio.

Este segundo jogo foi mais animado do que o primeiro; mais movimentado, mais dinâmico, mas com mais erros, também. O Inglaterra-França foi muito táctico: pontapés para cima e para baixo, numa de conquista territorial... O que vale é que há quem goste de ambos os tipos de jogo... :)

No próximo sábado, é a final: Inglaterra - África do Sul. Eu estou pelos Springboks, como sempre. Espero que seja um jogo bom!

Vamos lá a ver se os sul-africanos conseguem vencer os ingleses, anulando os pontapés do Wilkinson - derrotaram-nos na primeira fase da prova por 36-0 sem ele, que estava lesionado na altura - e ganhar a Taça William Webb Ellis pela segunda vez.


Era um espectáculo se assim fosse! :)

Sem comentários: