quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Evolução... ?

Hoje em dia, para se programar qualquer acontecimento, ou "evento" (social, principalmente), por mais variado que seja - festas de anos, cinemadas, e até idas para férias! - zás!, toca a mandar um e-mail, ou um SMS.

Tenho a impressão que a esmagadora maioria da malta já terá aderido a este método.

Diz-se que é muito mais barato, que é muito mais prático, e tal... Merda, é o que é.


Não sei se já repararam mas, desta forma, está-se lentamente a acabar com a parte humana destas combinações: a conversa. O acto de conversar, o ouvir de viva voz e "em directo" o amigo, o familiar.

Ocorreu-me agora que a ideia pode ser precisamente evitar a voz ou a conversa!, seja por causa da velocidade a que a maioria de nós vive, hoje em dia, seja porque, pura e simplesmente, não temos pachorra para nos ouvirmos. :) Também pode ser...

Bem, aí... sim. Aí, ok! Assim, consegue-se. Mas duvido que seja essa sempre a ideia...



Dantes, tinha que se falar à malta toda envolvida, fosse qual fosse a ocasião. Era menos... prático, mais... demorado, mais caro!, do que mandar o tal e-mail ou o SMS, dir-me-ão.

F***-se! Menos prático? Mais demorado? Mais caro???

Eu prefiro mil vezes ouvir a voz dos meus amigos a convidarem para qualquer coisa, ou a sugerirem qualquer coisa, do que ler mais um e-mail, ou mais um SMS!!! Mas mil vezes!

Os SMS são muito eficazes, sem dúvida. E os e-mails até mais. Mas, quanto a mim, acho que têm os seus campos de aplicação mais adequados, respectivamente, na rápida e breve troca de comentários ou de simples informações (no caso dos SMS) e na troca profissional de informação, no envio mais "casual" (ler em Inglês, se faz favor) de novidades mais ligeiras aos amigos, e até num papel de substituição, de actualização, de adaptação aos tempos modernos das cartas que, frequentemente, se escreviam até há não muito tempo (no caso dos e-mails).

Agora, pergunto: e se o telemelga, por algum motivo, estiver desligado? E se se trabalhar longe de um PC durante uma temporada (pode acontecer, acreditem...), ou longe dos e-mails? Aí, não se tendo acesso a estes meios, como é que é? 'Tamos desligados do mundo, é? Não existimos?

Espectáculo! Como diz um amigo, "Maravilha!"...


Há alguns anos, combinou-se uma jantarada por e-mail, num grupo de amigos. Apareceram todos menos um que, por um motivo qualquer de que já não me lembro, não leu a avalanche de e-mails que então caracterizava essas ocasiões.

Conclusão: a malta ficou um bocado com um peso na consciência por causa dessa ausência. Afinal de contas, ele não sabia sequer do jantar, e não teve culpa nenhuma no cartório. É que bastava apenas um telefonemazinho a confirmar a sua presença (uma vez que não chegou qualquer resposta)!, mas isso foi coisa que, na altura, não ocorreu à "organização". Acontece, também.

Desde essa data, devo ser um dos únicos "extraterrestres" que ainda telefona à malta a combinar o que quer que seja. Desculpem lá o "século XX", mas é assim que sou. E como eu é que pago as chamadas... :)

Para ser cem por cento correcto, devo dizer que já tenho recorrido aos e-mails para esse fins. Mas foi apenas em casos pontualíssimos, e sempre seguido dos telefonemas habituais.


Também já tenho pensado no papel da blogosfera neste assunto. É que, por exemplo, alguns dos meus amigos apenas souberam da minha operação à hérnia inguinal aqui pelo blog... Não sei é se este será um bom exemplo para reflectir sobre isto!... :)

Seja como for, e sobre este particular, não tenho uma opinião formada (ainda ando numa fase mais inicial, de análise desta "novidade"...). Acho que voltarei a este tema, qualquer dia.

E, já agora, já pensaram bem nas implicações do tão-na-moda 3G? Com vídeo, e tal... Onde é que começará, aí, a nossa privacidade? :)


Não sei se o preço a pagar por esta "evolução", por este uso (cada vez maior) que estamos a dar a estes meios de comunicação do século XXI - que também estão a crescer e a evoluir a um ritmo impressionante! - não será um bocado elevado...

6 comentários:

D'artagnan disse...

Parece impossivel.

Não tens nem um link para o amoteluso.blogspot.com nem nenhum um dos outros maravilhosos e estonteantes blogs do Luso.

Tás a falhar... Tás a falhar...

Eva Shanti disse...

Caríssimo,

Pois eu que já tive o tempo em que adorava telemóveis e continuo com 2, admito que já lidei melhor com a coisa.

Mas deixa lá isso do amigo e familiar, prefiro que me mandes um mail em vez de ligares, ok? É que se não estiver on-line arranjo maneira de estar. Até em Marrocos há net!

Webcam não tenho nem quero. Até ao dia...

Quanto a esta evolução adoro, dá-me possibilidades infinitas a nível de trabalho e lazer, consumo informação como nunca, é um valor acrescentado para a minha vida. Não posso nem quero saber o que era a vida sem novas tecnologias.

Bjs

Eva Shanti disse...

Só faltou uma coisinha: dava-me muito, mas muito jeito um GPS.

Em Lisboa oriento-me bem, mas no Porto e arredores, esquece!

Bjs

tcl disse...

concordo contigo e não concordo.Repara: queres convidar um ou dois amigos para sair, telefonas obviamente. Agora se queres organizar uma coisa com 50 pessoas, já viste o que é? Aqui, nada melhor que o e-mail ou a sms. Claro que, a quem não responde, dá-se uma telefonadela. E assim a vida é muito mais simples! Outra coisa em que uma sms é fantástica, então para mim, que nunca sei o que dizer nessas ocasiões: morre um familiar dum conhecido teu (se for um amigo do peito´há que arranjar coragem para telefonar), mas se for só um conhecido, um colega de trabalho com quem queres ser delicado, op uma sms, está feito e garanto-te que o outro agradece a simpatia distante...

Gonçalves disse...

Concordo inteiramente. Apesar de insistirem comigo com o msn, não consigo dispensar de maneira nenhuma o telefone, leia-se comunicação de voz e não sms, esse ficam para durante os jogos da bola trocar opiniões com um Amigo lampião.;-)

arianams disse...

A propósito deste tema, hás-de ler este artigo.
Será coincidência ter lido o artigo e o teu post no mesmo dia?!