segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Saudades

Há bocado, quando vinha da bica (era um descafeinado, Susana... :) ), passei por uma autêntica relíquia: um Opel Commodore GS!, estacionado meio em cima do passeio, meio fora.


Confesso que se me dissessem apenas o nome e modelo do dito, ficava na mesma. Mas ao vê-lo, reconheci as linhas familiares.

É aquilo a que alguns de nós podem chamar de "banheira": se virem bem pela amostra acima - que, apesar de não ser bem igual, foi a imagem mais fiel que encontrei (deve ser um modelo Commodore A GS, de finais dos anos sessenta) - o capot deve ocupar quase metade do comprimento do carro... e os bancos ainda não tinham encostos para a cabeça! Espectáculo. :)

As linhas eram bem bonitas. Como hoje já não se vê, mesmo.

E lembrei-me do primeiro carro que conduzi, e onde continuei a minha aprendizagem prática de condução: o magnífico Peugeot 204 do meu Pai, igualzinho a este.


Tinha a chamada suspensão "francesa" - normalmente sinónimo de um conforto extremo -, era muito fácil de conduzir (sempre, sempre), tinha umas mudanças muito certinhas e uns sofás... perdão, uns bancos como também já não se deve ver.

Não era veloz, mas era económico, confortável, levava cinco pessoas na boa, e tinha uma mala espectacular!

E quando penso nele, lembro-me muitas vezes de uma viagem que fiz (julgo que em '95) para o Luso; demorei bem umas duas horas e meia (não devo ter passado dos 110 km/h...), mas foi uma daquelas viagens despreocupadíssimas, tipo braço de fora, janela aberta, sem pressa de espécie alguma.

Cheguei lá já por volta da hora do jantar, e encontrei a malta na Casa de Chá, onde jantámos todos - acho que comi uma pizza, e um Rol, da Olá... (como vêem, já vem de há algum tempo, esta minha tendência para a gastronomia italiana! :) )

O João estava muito bem disposto, e fartámo-nos de rir (parece que o estou a ver às gargalhadas!... ) com um chorrilho de anedotas que me tinham contado na altura! :)



Tenho saudades. De tudo: do João, da família da altura, do 204, do Luso em 1995.

(Há dias assim...)

Espero que o futuro seja tão bom como este passado que aqui guardo bem dentro.

Sem comentários: