terça-feira, 2 de outubro de 2007

"Mixed feelings"

Depois da exibição de hoje em Kiev - vitória sobre o Dínamo local por dois a um - , nem sei bem o que pensar do meu Sporting.


É que, afinal de contas, ganhámos! São três pontos muito importantes nesta Liga dos Campeões, que nos dão algum alento para os próximos embates com o AS Roma. E, mais do que três pontos, são uns milhares de Euros que entram. Não é nada mau!

Já repararam como, agora, está na moda dizer-se "a" qualquer-coisa? É "a" AS Roma, "a" União de Leiria... "A" Juventus ainda entendo: é "a" Vecchia Signora, alcunha de muitos anos. Agora os outros? Uma tanga do futebolês, digo eu.

Mas a verdade é que passei a maioria dos noventa e tal minutos que este jogo de Kiev durou crispado, irritado, desiludido, triste e conformado.

Salvou-se a exibição do Stojkovic (excelente!), do Polga, do Tonel, e talvez do Ronny e do Abel (estes uns furos abaixo), e o golo do Polga. De resto, foi mauzinho. É o que eu acho! A segunda parte, então, foi aliviar à toa para o campo defensivo dos ucranianos, e defender, defender, defender.

Queria ver trocas de bola feitas com mais segurança, mais rapidez nas jogadas, chutos prá bancada apenas quando fosse estritamente necessário, pontapés de reposição da bola em jogo pelo guarda-redes feitos com cabecinha. E não vi nada disso.

Vi, mais uma vez, uma grande lentidão na construção de jogo, montes de alívios tipo "chuto prá frente", falta de apoio entre sectores e, muitas vezes, entregas sucessivas de bola ao adversário sem necessidade nenhuma.

Sem, obviamente, querer comparar - tal são as diferenças - as equipas do Mourinho, por ex., muito raramente o fazem. Era das poucas coisas que eu gostava de ver no Chelsea.

Parece que não treinam, caramba! Mesmo que o conjunto dos vinte e tal jogadores seja - ou melhor, "esteja actualmente" desequilibrado (devido, também, às lesões - Pedro Silva, Had, Derlei), não se vê ali nenhum "fio-de-jogo"! Ou vê?

Para ser sincero, das últimas vezes que vi o Sporting jogar, fiquei bastante apreensivo neste particular.

Uma vez que não há dinheiro para comprar jogadores que façam permanentemente a diferença, tem que haver alguma conformação, é certo. Mas acho que se deve exigir mais a esta equipa.

Não sei se o mal é dos jogadores, do treinador, ou de ambos. Sei é que se devia ver mais e melhor. Maior rapidez, melhores trocas de bola e mais garra, pelo menos! Acho que, para isto, não é preciso dinheiro, é preciso treino.

E aquele "losango"... meu Deus! Alguma equipa de renome joga com um sistema de jogo semelhante a este, que se mantém já desde o tempo do Peseiro? Que tal um 4-3-3-? Ou um 4-5-1? Já se viu um 3-5-2, mas apenas em situações de emergência, e que até resultou bem...

(Aqui está, obviamente, o meu lado de treinador de bancada a vir ao de cima. :) Mas, que diabo!, se todo e qualquer bicho-careta pode mandar os seus bitaites, eu também posso, não é verdade?)


Bem, vamos ver o que o futuro nos vai trazer. Acho é que, a continuar assim, não me parece que seja grande coisa...

Sem comentários: