sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Ida "à terra" - parte II - Viseu


Agosto, última semana. Mais uns dias na minha segunda terra, com direito a vários passeios, pequenos em distância, mas grandes em ar puro e em "lavagem da alma".


O primeiro foi a Viseu. A viagem faz-se muito bem de carro, e passa-se por um conjunto de pequenas cidades e de vilas onde, e para quem lá vive, se deve ter uma qualidade de vida de fazer inveja. Gostei particularmente de ter passado por Santa Comba Dão e Tondela. Acho que merecem uma investigação com mais calma.

Da ida a Viseu destaco dois pontos altos: o almoço no "Cortiço" e a visita ao Museu Grão Vasco.

Do "Cortiço" já se sabe muita coisa: é um excelente restaurante, de fama internacional, baratinho, com um serviço excelente e com uma variedade de pratos (principalmente de carne) muito grande.

Pois lá tiveram que vir as entradas da praxe - as morcelas e as linguiças - seguidas de um belíssimo "Arroz de pato à antiga", acompanhado de um branco da casa, tendo sido rematada a coisa com um requeijão com doce de abóbora. É ver para crer:




Depois, à tarde, foi-se rever o Museu Grão-Vasco, ex-libris da cidade.

Reparem bem, agora:

Vasco Fernandes ("Grão-Vasco"; c. 1475 - c. 1542): "S. Pedro";

Silva Porto (1850 - 1893): "Macieiras em flôr";

Marques de Oliveira (1853 - 1927): "O areinho";

José Malhoa (1855 - 1933): "À sombra da parreira";

António Ramalho (1858 - 1916): "Casa de Valmoreira";

João Vaz (1859 - 1931): "Praia da Póvoa de Varzim".

Acima, estão apenas alguns exemplos das obras magníficas que aí se encontram. O S. Pedro, de Vasco Fernandes dispensa grandes apresentações: é a obra maior deste Museu. As restantes são obras de diversos pintores do movimento dito Naturalista (que abrange a segunda metade do Séc. XIX, e no qual se incluem os maiores nomes da chamada "Escola do Porto") que, quanto a mim, estão ao mesmo nível de alguns dos mais famosos Impressionistas.


Como é bom de ver, parece que não faltam motivos para visitar a capital da Beira Alta...

Sem comentários: