quinta-feira, 31 de maio de 2007

Pessoas!

Hoje, ao regressar a casa vindo do Monumental, por volta das nove e picos da noite, reparei que havia muito mais gente na rua do que imaginaria à partida.

Era vê-los a sair dos ginásios, a ir jantar fora, a ir para o cinema, a sair do cinema... Alguns talvez ainda a sair dos escritórios, e outros, pura e simplesmente, à janela ou à varanda. E até vi pessoas a conversar, imagine-se, em plena Avenida da República, às nove da noite!

Devo dizer que não bebi nada ao jantar.

Dei por mim a pensar que, afinal, pode ser que talvez ainda haja alguma Lisboa que resista ao êxodo para as periferias!

Bem sei que esta amostra de hoje à noite não serve de exemplo para nada, nem é extrapolável, digamos. Mas pode ser que sim, que exista!... Tipo aquela famosa "pequena aldeia gaulesa, que resiste, ainda e sempre, ao invasor". :)

Outro pensamento que me surgiu: será que já começa a haver um número mais significativo de pessoas a morar novamente nestas e noutras zonas mais residenciais da cidade? Esta até nem é só residencial - há montes e montes de escritórios por ali... Ou seria só hoje?

O mais natural será, possivelmente, que muitas daquelas pessoas que vi nem sequer morarem ali, estarem só de passagem... Sim, deve ser isso.

Mesmo que assim seja, devo dizer que foi giro ver isto. Lembrei-me do tempo em que a Avenida de Roma tinha cafés, e motas, e muita malta nova. Numa palavra, tinha vida.

Acho é que, por muitas surpresas como a de hoje que ainda possam acontecer, esse tempo já não deve voltar. E é pena. Mas é assim - são os chamados "Sinais dos tempos".


Sinceramente, só vejo uma hipótese: era aparecer alguém com tomates para mexer a sério na habitação e acabar com a pouca-vergonha que se vive também nessa área, de modo a que se possa comprar ou arrendar casas no centro de Lisboa (e do Porto, e de Coimbra, e de Évora, e em muitas outras partes do país, igualmente...) sem que se fique completamente "depenado"!

Alguém acredita?

1 comentário:

gir@f disse...

Eu já não acredito no pai natal há algum tempo....