quinta-feira, 17 de maio de 2007

Fox Blue

Curva, contracurva. Acelero, travo; mais outra curva, contracurva... Quase sempre a subir.

De repente, já em plano, e com a serra à minha esquerda, surge do lado direito um azul a perder de vista. Uma vista deslumbrante!

Retomo a concentração na estrada. Mas, sempre que posso, deito uma olhadela mais ou menos fugaz à paisagem. Vê-se o que resta das Torres de Tróia. Consegue-se perceber o recorte da península. Um ferry atravessa o Sado. Mas aquele azul do mar... Espectáculo! Mais deste lado, Figueirinha, Galapos...

Olha!... Lá ao fundo, ali já, no Carvalhal!... Não é o Tobias? ;)

Estão trinta e tal graus lá fora - uma caloraça daquelas! Mas a tarde está linda, linda... O tempo está de tal maneira limpinho que quase que se consegue ver Sines, lá muito ao longe, no fim do areal que vais definindo a costa...

No Portinho, bastantes carros estacionados. Os almoços já nas sobremesas. Muita gente na praia, já! Pudera...

Mais à frente, três (?) túneis que nos protegem dos pedregulhos que nos afastaram por algum tempo deste paraíso.

Pára-se o carro. Tem que ser... Aqueles tons de azul esverdeado do mar mais próximo de terra pedem meças a qualquer folheto tropical! Mas assim de caras, e sem medos! Acreditem, que é verdade.


Há alguns dias, num final de tarde, um colega que por ali mora avista, quando ia a caminho de casa, duas raposas! Ali mesmo, à beira da estrada... É verídico.

Parou imediatamente o carro e, assim que se apeou, elas vieram ter-lhe à mão... À mão! Eram lindíssimas! Apesar de um pouco receosas e com um ar assim meio submisso, aproximaram-se de uma forma que tanto teve de inesperada como de... habitual, para elas.

Se não tivesse visto as fotos que ele lhes tirou, não acreditava. Mas vi.

Deve haver por ali gente que lhes dá de comer. Só pode. Não me parece que seja um comportamento muito normal, este...

Hoje, não tive essa sorte. Mas voltarei. Pode ser que, para a próxima, tenha "visitas"... :)

1 comentário:

gir@f disse...

ha trabalhos muito duros.....
;)