segunda-feira, 21 de maio de 2007

Um Mestre


Nem sei bem se é fácil de encontrar, actualmente.

Há uns dois ou três anos, dei de caras com "ele" na Fnac, escondido no meio dos seus livros. Já sabia da sua existência, mas nunca o tinha visto. Só foi preciso o tempo de o folhear para lhe pegar e trazê-lo, sem pestanejar.

O livro, extremamente completo e muito interessante, trata da vida e obra de Edgar P. Jacobs. Este senhor belga, já falecido, é considerado por muito boa gente como sendo, juntamente com o famoso Hergé, uma das grandes figuras da história da Banda Desenhada.

A sua série de aventuras "Blake e Mortimer" é, para mim, absolutamente fantástica! Era dessa série um dos primeiros livros de BD assim mais "a sério" que me ofereceram, tinha eu cerca de, quê, onze anos?: "O Enigma da Atlântida". Adorei! Depois, só parei quando completei a colecção.

Mais tarde, comprei um livro que é como que "paralelo" a essa série: "O Raio U", que foi publicado antes de todos os outros. Apesar de não ter as mesmas personagens, foi a obra que serviu de "rampa de lançamento" à série "Blake e Mortimer". E é igualmente lindíssimo. Já lá está, entre outras coisas, o seu traço inconfundível.

Devo dizer que não percebo grande coisa de Banda Desenhada. Mas julgo saber algumas coisas de histórias de aventuras, de desenho, de côr, etc. . E é apenas nessa perspectiva que dou a minha opinião. Mais nada.

Este álbum ajuda a perceber a sua carreira. Situa-a. Tem inúmeras curiosidades, que vale a pena explorar: rascunhos, estudos de côr, os primeiros trabalhos, estudos para a elaboração dos álbuns, etc. . E tem uma pequena história que nunca foi publicada em Portugal, que eu saiba: "Le Trésor de Toutânkhamon".

Só por isto, já vale a pena. Recomenda-se sem hesitações!


Qualquer dia, escrevo sobre os álbuns em si. São fenomenais! Para mim, não têm par. E valem bem um post que, com toda a certeza, vai ser um desafio muito difícil de ganhar. Mas vou tentar! :)

Sem comentários: