quarta-feira, 23 de maio de 2007

Onde estás tu, Futebol?


Desde há bastantes anos que sou um indefectível adepto e fiel seguidor do desporto americano em geral. Sigo, através da Net e, ocasionalmente na TV, a NBA (basket), a NFL (futebol americano), a NHL (hóquei no gelo) e até a MLB (baseball).

Nos jogos de qualquer um destes campeonatos, não há tempos mortos. Há espectáculo! Joga-se pela positiva. E joga-se, muitas vezes, bonito.

Ok, dir-me-ão que há algumas modalidades mais atractivas do que outras. Aceito. Mas em todas elas, sem excepção, há jogadas muito bonitas. E todos nos lembramos de movimentos completamente inacreditáveis no basket - lembram-se dum certo Michael Jordan? - no futebol americano, no hóquei no gelo, e até no baseball (é, é verdade...)! Quem costuma ver, sabe bem que é assim.

E se o objectivo é competir e ganhar, a eles interessa-lhes acima de tudo atrair o público e, muito importante, distrair o público. É o show business no seu melhor.

E esta conversa toda é para quê, perguntam? Porque eu ainda sou um tipo bestialmente ingénuo em certas coisas. Não acreditam? Pois então, aqui vai: eu fiquei quase duas horas a ver a Final da Liga dos Campeões.

Vêem, vêem? Eu avisei...

Fiquei porque eu (ainda) gosto de futebol. Mas o que se viu, hoje à noite, foi semi-futebol. Foi uma equipa a tentar jogar e marcar golos, e outra a tentar evitar que o adversário o fizesse.

Confesso que hesitei imenso antes de ver o jogo. Pelos vistos, essa hesitação tinha, para mim, razão de ser...

Eu nem sequer sou adepto do Liverpool. No futebol inglês - talvez o único que valha a pena seguir, actualmente... - até torço pelo Manchester United (desde que me lembro, não é de agora!). Mas assim que se soube quem eram os finalistas, zás!, decidi na hora: vou torcer pelo Liverpool.

Não é por mais nada: é que os italianos conseguem estragar qualquer jogo de futebol em que entrem (salvo honrosas excepções)! Mas qualquer um! É defender, defender, não deixar jogar, perder tempo, defender... e, numa oportunidade única, zás, desferir o golpe fatal.

Isto torna o jogo numa bela merda, falando bem e depressa!

E o mais grave, para mim, é que esta visão da coisa já se espalhou! Já há por esse planeta fora treinadores e, consequentemente, equipas que jogam mais ou menos assim: "O que interessa é ganhar". Mesmo que o jogo seja uma seca terrível, não interessa.

Um exemplo disto, actual e flagrante é, para mim, o "Chelsea de José Mourinho" (não confundir com o Chelsea F.C., atenção!). Eficaz até mais não, mas "uma seca", como diria o Eça!

O Milão (eu digo Milão, e não Milan; mariquices...) lá defendeu durante a primeira parte, "controlou o jogo", como se diz agora, "apanhou" um livre à entrada da área aos 44 minutos, e marcou. Pronto, já está! Mesmo como eles gostam! E "método" deve rezar mais ou menos assim:

- "Agora, é so esperar que os gajos ataquem à doida, a gente defende, não os deixa jogar, e na primeira oportunidade, damos-lhes o golpe fatal!".

E assim foi: tiveram uma oportunidade de fazer o dois a zero, e fizeram-no (de uma forma bonita, até, verdade seja dita; deve ter sido a única coisa bela deles em noventa minutos...).

Depois, foi perder o máximo de tempo possível (nas reposições da linha lateral, nos pontapés de baliza, nas lesões "gravíssimas" que se curam em trinta segundos, etc.), e segurar a coisa até ao final. Até foram "para o cantinho!", perder tempo, à lá real Madrid no início dos anos oitenta... Incrível!

O Liverpool jogou à bola. Tentou remar contra a maré. Atacou, rematou, pressionou, mas não conseguiu. Fez ainda o dois a um, mas numa altura em que já não sobrava tempo para quase nada...

E pronto, é o que temos: o campeão europeu é o Milan A.C. .


Eu não gosto nada "deste" desporto. Isto é que é o expoente do futebol "de Alta Competição"? A prova máxima de clubes na Europa? O espelho da melhor "bola" europeia? Acho que sim, não é? É um espectáculo deveras excitante...

Será que as pessoas gostam disto? Não se aborrecerão? Eu acredito que devem adormecer valentemente!!!

Comparar isto com um jogo da Final da NBA, ou com o Superbowl (o jogo da Final do Campeonato de Futebol Americano), ou até mesmo com um jogo das World Series (é a Final do Campeonato Americano de Baseball) é uma ofensa! E falo assim porque já vi muitos desses jogos na TV...


Será que "o meu" Futebol - o jogo fluido, bem jogado, emocionante - alguma vez voltará?

2 comentários:

Pitx disse...

não!

Gonçalves disse...

Muito bom post.
Duvido e bastante. custa a crer que um país cheio de corrupção no futebol, consiga ser campeão mundial de seleções e vencer a liga dos campeões.
Parabéns