segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Visto de fora

Aqui há uns meses, num programa de debate sobre desporto que vi (julgo que na SIC), o Prof. Moniz Pereira, após tecer algumas considerações sobre o Futebol e sobre as outras modalidades - na altura, falava-se muito de rugby e da proeza da qualificação dos nossos Lobos para a Taça do Mundo da modalidade - disse algo que me pareceu extremamente interessante, e que devia ser básico (mas, infelizmente, não é):

- Cá no burgo, em primeiro lugar, tem que se saber jogar à bola, e só depois se puxa pelo físico dos jovens jogadores, ainda na formação; lá fora, começa-se por se desenvolver o físico dos jogadores e, apenas mais tarde, é que se faz a separação entre os mais toscos e os bons jogadores.

Ora, atendendo ao historicamente fraco desempenho global (de décadas) do nosso futebol em confrontos com equipas estrangeiras (e, se calhar, também nas restantes modalidades...) - com as honrosas excepções que se conhecem - dá que pensar se, efectivamente, não andaremos a ver a coisa de forma errada.


Generalizando, é sempre interessante ouvir a opinião de "alguém de fora" sobre os mais variados assuntos. Acho que se pode aprender (e muito!) com as diferentes perspectivas que podem existir, com as diferentes "visões" da mesma realidade.

1 comentário:

Catwoman disse...

Grande Moniz Pereira, professor na Fac. de Motricidade Humana, treinou os melhores do atletismo no Sporting. A opinião dele é mesmo para ter em conta!