segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

CAN 2008


Este ano a CAN - Coupe d'Afrique des Nations - disputa-se no Ghana. São (supostamente) as melhores dezasseis selecções nacionais africanas a lutar pelo título de Campeão Africano de Futebol.

Vamos ter a possibilidade (via Eurosport) de ver futebol à antiga. E ainda bem.


Numa altura em que as duas provas mais importantes do futebol de selecções (o Mundial e o Europeu) - e de equipas também, mas enfim... - estão completamente dominadas pela táctica e pelas marcações cerradas que não deixam espaço a quase nada - dando origem a jogos absolutamente... bocejantes, para ser simpático -, os jogos da CAN têm (ainda) a possibilidade de pôr, mesmo que ocasionalmente, um sorriso nos lábios a quem os vê.

E porquê? Porque muitos dos jogos desta prova ainda têm muito de ingénuo, digamos. Ainda há, lá está!, espaço para jogar. Ainda há improviso. Resumindo, ainda há futebol. O antigo, o puro, o bonito. E isso é muito bom.

Também há muitos jogos bastante fraquinhos, atenção! Mas como isso também acontece nas outras provas...


A grande verdade é que muitos dos melhores jogadores do mundo são africanos: Drogba, Eto'o, Essien, Kanouté, Diarra, Adebayor, Touré, Muntari, Salou, Kanu, Dindane, e muitos outros.

Estes jogadores não só já têm créditos firmados no futebol mundial, como já se encontram espalhados por alguns dos "colossos" que todos conhecemos. Como tal, é uma boa altura para ver a mioria destes nomes em acção, devidamente integrados em equipas que, a espaços, apresentam um futebol que dá gosto ver.

E depois, há "daqueles" momentos que só acontecem nas provas africanas: o jogo parece que pára! E depois, como que de repente, recomeça tudo a correr... É lindo. :)

Nos jogos do Brasileirão também acontece disto, mas é mais raro.


Há também um bom motivo para ir acompanhando a prova: a presença da selecção de Angola - os Palancas.

Para muitos, é um bocadinho de Portugal que vai jogar.

Como a maioria dos seus atletas jogam cá no burgo, deve ser giro vê-los em acção, também.


Acredito que só lá mais para a fase final é que aparecerão os jogos mais apelativos - depois de feita a devida triagem, ficarão apenas as equipas mais fortes, entre as quais não seria de estranhar se encontrássemos a Nigéria, o Senegal, a Costa do Marfim, o Gana, Marrocos, a Tunísia, os Camarões, etc.

Mesmo assim, acho que o melhor é ir vendo alguns jogos, não vá haver alguma surpresa... :)

Sem comentários: