quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Bourne




Ainda em 2007 consegui ver estas duas grandas filmalhadas. Mas "duas grandas filmalhadas" mesmo! E qual delas a melhor!

Parece-me que não tiveram o eco que mereciam. Pelo menos, não me lembro de se falar muito nelas, na altura em que estrearam...

Histórias consistentes, actores à altura, realização sem cair na tentação do exagero de efeitos especiais tão em voga, ritmo com altos e baixos (como convém, para se ir digerindo bem a acção), tudo "filmed on location"... Um verdadeiro espectáculo!

Gostei muitíssimo!


Aqui há uns meses, estreou o terceiro filme com a personagem principal - o Jason Bourne: "Ultimatum". Na altura, não o quis ver, pois iria, mais cedo ou mais tarde, tentar ver estes dois, que o antecederam. Foi agora.

É caso para dizer que "tardaram, mas não falharam". E não só não falharam, como acertaram. E em cheio, mesmo!

No pack que tenho, vem um terceiro disco com extras.

Nunca me dediquei muito a ver este tipo de discos (se calhar, faço mal, já sei...) mas, desta vez, fi-lo. E gostei do conteúdo.

Este disco mostra, essencialmente, a vida e obra do autor dos livros, homónimos dos filmes - Robert Ludlum. Os documentários são um bom complemento para os filmes: têm excertos de entrevistas com o autor e com diversas pessoas que estiveram, de diversas maneiras, envolvidas "no processo criativo" - desde amigos a editores, passando pelos dois realizadores e pelo actor principal, o Matt Damon.

Fica-se com uma boa ideia desse tal "processo", que é, de resto, o objectivo final.


Se o "Ultimatum" for igualmente bom, atrevo-me a dizer que terei uma trilogia para a minha História do Cinema.

Sem comentários: