quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Um bom começo




Dos Joy Division já falei aqui. Dos Led Zeppelin ainda não.


Calhou que viesse a conhecer estes dois grupos incortonáveis da música contemporânea já nos meus trintas. Bem... mas antes isso do que nem sequer conhecê-los, não é?

Agora, ando a ouvir o "Still", dos primeiros, e o "Mothership", colectânea natalícia dos segundos.

Um amigo já me tinha gravado o "Still" há mais de vinte anos, devo dizer. E também tenho que ser sincero e dizer o seguinte: na altura, não me entrou nada bem. E a cassette era boa, atenção! O "problema" era mesmo do ouvinte.

Depois do "Unknown Pleasures" e do "Closer", este é mais... completo, para mim.

O meu é um "Collector's Edition" que, além do álbum original, ainda traz um CD extra com um concerto em Town Hall, High Wycombe. Este só ouvi uma vez, e parece ser interessante, também.

Do original, acho que a parte gravada em estúdio (dez músicas) é muito bem completada pela parte tocada ao vivo (outras dez) - que é, para mim, e apesar das falhas óbvias que tem, um verdadeiro espectáculo!

Devo dizer que ainda nem reparei bem na qualidade da gravação (dizem que é bastante má...), tal é a absorção. :)


Já o "Mothership" parece ser um bom tónico para a descoberta dos Led Zeppelin. Não só tem as músicas mais conhecidas, como traz também um DVD extra, com várias músicas tocadas em diferentes espectáculos. As gravações (áudio) parecem ser bastantes boas, devo dizer.

Escusado será dizer que já andei aqui a tentar saber mais destes meninos. E vou continuar. Já arranjei alguns álbuns de originais para ir ouvindo (dos primeiros). Ou seja, também aqui tenho muito com que me entreter. :)

Do pouco que já ouvi, parece-me que o Jimmy Page é de outra galáxia!

----

Olhando assim de cima para todo este "filme", digamos, topa-se bem que ele foi uma das grandes fontes de inspiração da grande maioria dos grandes guitarristas que o rock fez nascer.

----

Ah! E o Bonham também tem, literalmente, uma granda pedalada!

Ou seja, em termos musicais, 2008 começa muito bem. Espero que continue assim, e que seja um bom prenúncio para todos os outros aspectos que realmente interessam.

1 comentário:

tcl disse...

Obrigada pelo comentário super-simpático que deixaste no meu cantinho, mas o teu éter só pode ser pequeno para assim considerares a minha pena! de qq forma, fez-me bem à DPAN já que sou uma rapariga sensível a lisonjeios. Mais 2 ou 3 assim e fico fina!

Bom ano para ti também!