domingo, 13 de janeiro de 2008

Neblinas, agora, só matinais.

É de mim, ou ninguém se chateou muito (antes pelo contrário!) com a entrada em vigor da "Lei do Fumo" nos restaurantes, bares e C.ª?


Por onde passei mais recentemente, devo dizer que me senti bem melhor do que "antigamente". E a malta com quem falei que trabalha nesses sítios também se sente melhor.

Já quanto aos fumadores, não tenho ouvido ninguém a vociferar contra a proibição de fumar, especialmente nos restaurantes.

Nos bares, quem quer fumar basta ir para o exterior onde, agora, se deve passar a reunir a grande maioria da clientela, acho eu. Não se acumula fumo, e as baforadas perdem-se, sem chatearem ninguém.

Nas empresas é que me parece que poderão surgir alguns problemas. As romarias ao exterior, aos terraços e a sítios próprios para se fumar devem ser o pão nosso de cada dia e, ou muito me engano, ou a produtividade deve estar a descer consideravelmente.

É que uma coisa é ir ao corredor fumar um cigaro e beber um café; outra, é apanhar duas vezes o elevador para esse efeito - serão, o quê?, cinco a dez minutos por cada "viagem de cigarro"? A malta que fuma uns dez a quinze cigarros durante o horário de expediente deve, assim, perder uma boa hora de trabalho por dia, no mínimo... Ou será que vai acabar por reduzir o número de cigarros fumados diariamente?

O tempo o dirá.


Sinceramente, acho que estamos melhor assim. Pena é que não se possa aplicar este tipo de leis a outras situações. Talvez se conseguissem bons resultados.

1 comentário:

Gonçalves disse...

Completamente de acordo contigo. Neblinas agora só mesmo nas bancadas do nosso estádio, um dos poucos sítios onde ainda se permite o fumo. Eu, ex-fumador cheio de saudades, nunca radicalmente contra quem fuma, concordo com a lei no que diz respeito a espaços de restauração, quanto ao resto...venha o diabo e decida.
Abraço.