quarta-feira, 27 de junho de 2007

À moda antiga


Ontem à noite, estava a passar esta filmalhada no AXN. Fiquei, como acontece sempre que o apanho, preso a vê-lo. É a chamada "cobóiada à moda antiga". :)

Numa altura em que muitos já davam o western como um género acabado, eis que surge, em 1985, esta maravilha: "Silverado".

Nesse tempo, apenas o tio Clint se arriscava a fazer umas coisas - bem giras, por sinal! - tipo "Pale Rider". Pouco mais havia.

Dirigido pelo Lawrence Kasdan, que fez muitos dos filmes de que mais gosto, tem um elenco que, por si só, diz quase tudo: Kevin Costner, Kevin Kline, Scott Glenn, Danny Glover, Brian Dennehy, Rosanna Arquette, Jeff Goldblum, Linda Hunt, John Cleese (!!!) ... Julgo que poucos filmes se podem orgulhar de terem um cast assim.

É movimentadíssimo, divertido, embora também tenha, por vezes, momentos bastante dramáticos, tem os "bons" e os "maus", e uma história que, não sendo assim muito original, está muito bem contada.

A partir deste monumento, surgiram outros, dando a este género um novo fôlego. Destaco três, igualmente fantásticos: "Unforgiven", novamente do tio Clint, "Wyatt Earp" e, mais recentemente, "Open Range", ambos igualmente do Lawrence Kasdan.


Estes filmes são, quanto a mim, e dentro deste género, muito bons. Só que este foi, e continua a ser, um marco. Um must!

3 comentários:

gir@f disse...

olha.....nas comedias romanticas ainda me apanhadas....nestes não
:P

Pratas disse...

Meu caro. Sinto injustiçado e injuriado pelo teu post. "Silverado" foi bonzinho e divertido, de facto. Mas dizer que muitos já davam o western como um género acabado" tira-me do sério. O Western já havia sido reinventado muito antes de "SIlverado". E dizer que "Silverado" em particular é "um must" é exagero. Estás-te a esquecer de "Once Upon a Time in The West" (1968), do Sérgio Leone, que é uma obra magistral (e vem na sequência de outras duas "coboiadas" à italiana mas em inglês realizadas por ele: "Per un pugno di dollari" de 1964 e "Buono, il brutto, il cattivo" 1966). Para quem não viu o "Once Upon a Time in the West" vale a pena ir à procura. Tem um tipo de narativa com cortes no no tempo e sobreposição de histórias paralelas que na altura era bastante para a frente (sobretudo num western).
Convém ainda não esquecer o "The Wild Bunch" de 1969 (que já nessa altura usava cenas de acção filmadas em slow motion e close up como no Matrix) e "Bring Me the Head of Alfredo Garcia" de 1974 (que é uma modernização do western fazendo um cruzamento com filme negro e trazendo-o para tempo mais recente), ambos do Sam Peckinpah (que é um realizador fantástico mas pouco conhecido, que filma com rara violência filmes de acção).
Abraços cinéfilos e indignados.

tcl disse...

ainda bem que me lembras. há séculos que não vejo este fime. e até o tenho e tudo, mas em video. lá vou eu ter de mandar arranjar o maldito leitor, avariado há séculos. ou então vou ali ao clube e alugo em DVD, mais fácil não é? :-)