terça-feira, 26 de junho de 2007

Hóquei, está na altura de evoluir!


Há muitos anos, mais ou menos na mesma altura em que davam na rádio o Rali de Portugal (!), eu adorava o hóquei em patins!

Ouvia frequentemente os relatos, muitas vezes com os excelentes e, até hoje, inigualáveis, comentários do "mestre" Luís Gouveia. E lembro-me de ouvir nomes tão sonantes como os de Ramalhete, Livramento, Xana, Sobrinho, Picas, Piruças(!). Jogavam imenso e, melhor do que ouvir o nome deles na rádio, era vê-los na TV. Era um espectáculo!

Em Portugal, havia (e ainda há, diga-se de passagem...) três ou quatro equipas de nível mundial, numa altura em que o Hóquei em Patins tinha, parece-me, muito mais adeptos. Sporting, Benfica, C. A. C. O., Paço d'Arcos, e, julgo que também nessa altura, o F. C. Porto tinham excelentes equipas. Mais tarde, apareceram outras, como o Óquei de Barcelos, que também nos trouxe grande vitórias internacionais.

Costumávamos defrontar grandes equipas - como os espanhóis do Barcelona, do Réus, do Liceo da Corunha ou com os italianos do Roller Monza, do Vercelli, do Novara, entre outros - na disputa dos maiores troféus europeus. E, nos Campeonatos da Europa e do Mundo de Selecções Nacionais, normalmente "dávamos cartas".

Muitos dos grandes nomes do Hóquei em Patins eram de gerações anteriores à minha, como o Fernando Adrião ou o Jesus Correia (esse mesmo!, que jogava futebol no Sporting e hóquei no Paço d'Arcos ao mais altíssimo nível - só mesmo noutros tempos...). Tenho pena de não os ter visto jogar.

Sempre tivémos uma grande projecção, a nível mundial - tanto em termos de jogadores como de equipas - nesse belo desporto que era o Hóquei em Patins.

Era? Sim, acho que disse bem. Era.


Ultimamente, o Hóquei em Patins anda um bocado por baixo. E parece-me que não é só por cá.

A nossa Selecção Nacional não consegue ganhar à Espanha há já uns anitos. E a última vez que fomos campeões mundiais já foi em 2003, num campeonato que foi organizado cá, penso que em Oliveira de Azeméis. Desde então, temos vindo sempre a cair.

E porque é que isto acontece? Segundo sei, acho que até temos bons jogadores...

De vez em quando, ainda dou uma vista de olhos em jogos televisionados, e vibrei a sério com a última final da Taça de Portugal, um jogo emocionante entre o Académico de Cambra e o Hóquei Clube de Braga, jogado no mesmo dia do da Final da Taça de Portugal em Futebol. As equipas eram de menor nomeada, digamos assim, mas jogaram de uma forma aberta e, talvez, um pouco mais ingénua do que o que é costume ver noutras melhor apetrechadas. Se calhar foi por isso que gostei tanto... :)


Tenho pena que o meu Sporting tenha abandonado a modalidade nos seniores. Já fez o mesmo em Basquetebol e em Voleibol. Parece-me que o ecletismo de que nos orgulhávamos foi metido "na gaveta"...

E, já agora, será que o facto do Sporting ter deixado cair a modalidade também teve influência nalgum afastamento do público da modalidade? Veja-se o exemplo inverso do Futsal que, também por ter agora derbies Sporting - Benfica a toda a hora, está a crescer "barbaridades" em Portugal...

Não havendo mais F.C. Porto - Sporting's ou Benfica - Sporting's, será que isso contribuiu para afastar mais adeptos do hóquei?



Parece-me que um dos males do hóquei em patins é que, hoje em dia, é um jogo muito previsível. Há muita troca de bola - muito "carrossel", como se diz na gíria - e pouca finta. Pouco improviso. Muita expectativa na perda de bola adversária.

Se repararmos bem, quem defende cansa-se muito menos. Pode é ficar meio tonto com tanta volta do adversário... Bem, se calhar, é precisamente essa a ideia! :)

Uma das coisas que era espectacular de ver era as fintas. Os jogadores mais malabaristas fintavam os adversários e depois fugiam em direcção à baliza, criado que estava o desequilíbrio. Hoje em dia, é raríssimo de ver.


Parece-me que outra das coisas que, infelizmente, mais nos distingue dos outros nos jogos internacionais, é a velocidade. Ou melhor, a falta dela.

Lembro-me bem de ficar espantado com a enorme diferença visível nesse campo numa das últimas vezes que jogámos contra a Espanha, ou mesmo contra a Argentina - que, desde há já alguns anos, ascendeu ao top do hóquei mundial. Até metia dó! Parecia que estávamos parados...

Se essa lentidão passa mais despercebida por cá, lá fora nota-se imenso.

Será que essa lentidão vem de patinarmos pior? Pior do que o faziamos há alguns anos?


Aqui há uns dias, metemos água por todos os lados em mais um Mundial da modalidade. Este ano, então, ficámos em sexto lugar, atrás de selecções como a Suíça ou a França, com quem perdemos (coisa impensável aqui há uns anos!)... E se estes países evoluíram muito positivamente, acho que nós regredimos bastante - de resto, um pouco à semelhança do que se passa com a Itália.

Tudo bem que não temos assim nenhuma "vedeta mundial". Mas... em sexto lugar? Dizem que houve confusões na selecção dos jogadores. Coisas à portuguesa... E também na organização parece ter havido algumas falhas. Mas isso, infelizmente, não é só no hóquei em patins... É mais geral.


Parece-me que está na altura de dinamizar a modalidade. De nos adaptarmos aos tempos modernos. Sinceramente, acho que temos que patinar melhor! Temos que ter muito mais velocidade nestes nossos patins lusos! Porque jeito para dominar os sticks nós temos: rematamos bem, controlamos bem a bola... acho que falta é melhorar a arte de patinar.

Temos que evoluir, de uma vez por todas. Acho eu! Se não, mais vale pôr os patins no hóquei...

E acho também que só com velocidade é que se conseguem criar os desequilíbrios que permitem, primeiro, marcar golos e, depois, pôr a malta a vibrar com o jogo.

---

Eu até ia um bocado mais longe: sugiro uma revolução. Acho que é altura de mudarmos para patins em linha.


Hoje em dia, já quase ninguém anda a patinar nas ruas em patins tipo-hóquei, não é? Pois acho que até poderia ser mais apelativo muda-se para estes patins mais contemporâneos, digamos. A malta até já domina a arte do patinar em linha... Basta ir à Expo, ou à Foz, e ver a malta a "deslizar".

Por uma questão de semelhanças que possam haver com o hóquei no gelo, poderia ser necessário aumentar o tamanho do rinque e, se calhar, até do número de jogadores de campo - de quatro para cinco... Será que ficaria mais dinâmico, o jogo?

O hóquei no gelo é muito mais emocionante e apelativo. Mas de longe! E se não acreditam, experimentem ver uma imagens.

O que vale é que isto de converter o hóquei em patins todo para hóquei em linha (até talvez já haja hóquei em linha...) é apenas uma ideia completamente marada. "Muito à frente", como ultimamente se diz. Mas até gostava de ver se resultava. :)

---

Era bom que voltássemos a ter um desporto emocionante como já foi o "nosso" Hóquei em Patins. Acho que a beleza do jogo só teria a ganhar. E nós também!

1 comentário:

Anónimo disse...

boas Meu caro, concordo com quase tudo o que escreves, a minha unica resalva vai para a substituicao pelo hoquei no gelo, olha que na televisao as vezes e muito giro, mas ao vivo se nao for uma Stanley Cup final, e mais enfadonho do que possas pensar...

nygstv