segunda-feira, 18 de junho de 2007

Alternativas

Duas descobertas recentes.

A primeira é actual. Está na moda, até, segundo parece: "Boxer", dos The National. Julgo que se trata do terceiro ou quarto disco de originais deste grupo nova-iorquino.

Para quem não gosta de grupos americanos, aviso já que vale bem a pena dar uma espreitadela. No mínimo!

A bateria é quase 100% Joy Division. A voz é grave, mas belíssima. E tem guitarras eléctricas, um baixo à altura, piano, acordeão (!)... E as músicas são melodiosas!

Apesar da grande febre revivalista que estamos a viver - muito "eighties alternativos", digamos (Interpol, She Wants Revenge e outros do género) - não é muito vulgar aparecerem destas coisas assim.


A segunda é uma colectânea- "So Real: Songs From Jeff Buckley", de um músico que desapareceu jovem, faz agora dez anos.


Filho de Tim Buckley, um homem da folk, Jeff Buckley teve uma carreira brevíssima, mas na qual escreveu algumas músicas excelentes. Gravou apenas um álbum de originais - "Grace", do qual constam obviamente a grande maioria das canções que este disco traz.

Existem várias gravações suas ao vivo - de que é exemplo o "Mystery White Boy" - que incluem algumas versões de músicas de outros grupos, e outras novas, originais.


A sua voz, em estúdio, é absolutamente fantástica mas, quanto a mim, as gravações ao vivo não a trataram lá muito bem... As guitarras são excelentes - a dele e as acompanhantes - suportando várias canções muito interessantes!


Devo dizer que ainda não os ouvi mais do que umas duas ou três vezes. Mas acho que são daqueles discos que se vão entranhando, digamos. É cá um feeling...

Altamente recomendado para quem anda numa de músicas assim mais pró alternativas, ou underground, como se dizia nos meus tempos do Liceu. :)

Sem comentários: