terça-feira, 20 de novembro de 2007

"The next big thing"?

Há uns trinta e tal anos, um jornalista chamado Jon Landau escreveu, julgo que no NY Times, um artigo onde dizia, após ter assistido a um concerto, que "tinha visto o futuro do Rock 'n Roll".

O tipo do concerto era o Bruce Springsteen. E foi.


Pois na passada sexta-feira, no Pavilhão d' Os Belenenses, quem lá esteve entre as 22h e as 23h e 30m assistiu a um concerto "daqueles", que poderá bem vir a ser o começo de um belo futuro para um destes novos grupos "de vanguarda" (como diz, e muito bem!, um certo amigo meu) que por aí andam - os Editors.

Dois álbuns de originais não dão, propriamente, para muito tempo de concerto, diga-se de passagem... e foi isso mesmo que aconteceu. Mas com apenas dois discos gravados (e que discos!), conseguir fazer um alinhamento onde se tocaram praí umas quinze ou vinte músicas sem repetições, mantendo a malta sempre presa ao espectáculo e sem grandes diferenças de ritmo (tipo altos e baixos), é obra!

Ora, vendo bem a coisa, isto até seria de esperar... É que a soma de uma presença em palco excelente - com um vocalista marado e completamente acelerado, mas com uma voz sem uma única falha (que, se bem me lembro, saltou para cima do piano à segunda música...) -, uma bateria a fazer lembrar o Stephen Morris (que tocava com uns tais Joy Division e New Order...), e uma guitarra que é perfeitamente destacável no actual panorama da música - lá está! - de "vanguarda", muito bem acompanhada de um baixo à maneira, só podiam resultar num concerto do caraças! E foi!

Os bifes andam sempre à procura de uma tal "
next big thing" que, segundo eles, nunca mais aparece (presume-se que desde os Beatles). Eu cá tenho para mim que já houve uns quantos, mas isso fica para outra conversa... Será que estes estarão na calha?

Uma horinha seguida, mais vinte minutos de encores, bastante simpatia no contacto com a malta que quase encheu o recinto... Eu gostei muito! E acho que o resto da malta também. Tocaram todas as conhecidas, claro. E que bem que soam ao vivo!

Nem todos conseguem isto, meus amigos, nem todos...


Por mim, venham mais vezes, que a malta vai lá vê-los! Só acho é que, se tiverem juizinho e não cairem em certas tentações, para a próxima já não deve ser no pavilhão do Belém...

Ai que saudades que eu já tenho dum ganda concerto de estádio... :)

Sem comentários: