sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Híbrido


Hoje foi dia de mais uma deslocação ao Alentejo em serviço. Que foi diferente das habituais por um motivo muito... ecológico, digamos: fui num carro híbrido.


O Toyota Prius com que me desloquei a Moura é um espectáculo: além de ter uma caixa de velocidades automática (não tem, portanto, pedal de embraiagem),

(aqui, devo dizer o seguinte: da única vez que fui com o pé esquerdo a um dos pedais, a travagem consequente foi de tal modo brusca que um dos colegas com quem fui ia vindo do banco de trás para o da frente...)

tem dois motores que se complementam - um eléctrico, alimentado por baterias, que funciona em regimes de rotações mais baixas (e até cerca dos 55 km/h), e outro a gasolina, de 95 octanas, que é o que é usado nas velocidades mais elevadas - é o principal em trajectos tipo-viagem, o que foi o caso.

Uma das coisas mais engenhosas deste sistema está no seguinte: o motor a gasolina, quando está a ser usado, permite recarregar as baterias que alimentam o motor eléctrico. Ou seja, a carga que elas perdem para alimentar o motor eléctrico em baixas rotações/velocidades é recuperada em velocidades mais elevadas, o que faz com que estas baterias, em condições normais, não se descarreguem na sua totalidade!

Nunca tinha guiado nenhum carro com estas duas características que, não sendo propriamente desconhecidas, são raras de se usarem no dia-a-dia - pelo menos no meu, são!

Além disso, deu para perceber que a sua utilização num carro pode fazer com que uma viagem comprida - como esta, efectivamente, foi - seja muito confortável (contrariamente ao que se poderia imaginar, pela confusão que podem trazer ao condutor pela falta do terceiro pedal), e traz algumas vantagens que me parecem ser inquestionáveis: baixíssimo ruído do motor em trajectos citadinos, consumos médios baixos (hoje foi de cerca de 5,5 litros aos cem, em cerca de quinhentos quilómetros de viagem), descanso (quase) total no pé esquerdo, ausência de mudanças de caixa, etc.

Além de tudo isto, ainda apresenta um display central com tecnologia touchscreen que faria inveja a qualquer caça militar, e que é um verdadeiro espanto - permite, entre outras mariquices, ver diagramas com o estado dos fluxos de energia entre os motores, entre estes e as rodas e também do estado de carga da bateria!


É a loucura. :)

Não o acho é particularmente bonito, mas isso ainda é o menos.


Fiquei fã, obviamente. E mais: da próxima vez que fizer outra viagem destas, vou ver se cravo um carro destes! Pode ser que tenha sorte...

Sem comentários: