sábado, 2 de fevereiro de 2008

Indignação

O texto abaixo foi retirado da edição on-line do "Correio da Manhã" de hoje:

---

"Benavente: Funcionária de gasolineira assassinada
Ninguém acusado da morte

Os três homens que provocaram a morte de Eduarda Ferreira, durante um assalto à bomba de gasolina onde a vítima trabalhava, em Benavente, não estão acusados do homicídio da mulher, de 43 anos, que, sequestrada, tentava acudir aos gritos de pânico da filha, que assistiu a tudo. Isto apesar de o Ministério Público, na acusação, assegurar que um dos arguidos (Cláudio) fez o disparo fatal e que todos “previram que daquela actuação pudesse resultar a morte” de Eduarda e “não se coibiram de realizar tal disparo”. Os três arguidos (João Oliveira, de 39 anos, Luís Pereira Coutinho, 31, e Cláudio Carvalho, 21) estão apenas acusados, em co-autoria, de roubo agravado e outros crimes menores."

---

Têm sido tantas, mas tantas!, as barbaridades deste género que temos ouvido desde há algum tempo a esta parte, que me parece que já estamos meio anestesiados... E esta seria apenas mais uma.

Só que, desta vez, para mim, acho que isto é demais.

E só digo "acho" porque não sou nenhum especialista em Direito. Apenas isso.

Mas também parece-me que não será preciso tanto para concluir que situações tão claras como esta não podem acontecer, sob pena de arrastarem ainda mais pela lama o bom nome da Justiça Portuguesa.

Se é que a Justiça Portuguesa ainda tem bom nome...

Mas acontecem.

Todos nós já ouvimos as mais variadas histórias sobre a libertação de pessoas que foram presas por terem cometido crimes graves, após terem sido ouvidos por juízes. Julgo que essas situações também nos fizeram pensar muito sobre onde é que tudo isto nos irá levar...

Agora, isto? Não consigo perceber.


Mas, pior do que não perceber (eu ainda acho que a história pode, eventualmente estar mal contada, de tão incompreensível que parece ser a decisão tomada) é a sensação que fica no ar de que nos estamos a afundar cada vez mais.

Sem comentários: