terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Chuva

A valente carga de água que caiu ontem aqui, na zona de Lisboa e arredores - numa quantidade superior à média do mês de Fevereiro inteira! - pôs-nos, mais uma vez, a pensar se foi só "culpa dos elementos", ou se poderia ter sido feito algo mais.

Basta ver qualquer noticiário para se ficar a saber que, noutras paragens, também acontecem situações como esta, atenção! E algumas bem mais graves, até.

Mas, apesar da violência da chuva, acho que é geral a sensação de que, realmente, poderia (e deveria) ter sido feito mais qualquer coisa: as limpezas atempadas dos meios próprios de escoamento - a situação que se vive, ano após ano, nos túneis da zona de Entrecampos, por ex., sempre que chove com mais intensidade, é uma autêntica vergonha! -, as obras necessárias que foram, há já muito tempo, identificadas, pensadas e prometidas, mas que nunca foram realizadas, etc..

É que já andamos nisto há anos!

Depois, tudo se tornou (muito) mais grave quando se soube que morreram pessoas, e que houve famílias que perderam tudo, ou quase tudo.

Para cúmulo, não só ninguém assume alguma da responsabilidade pelo sucedido (naquilo que é, obviamente, passível de ser alvo de responsabilização), como ainda se trocam acusações. Ou seja, tenta-se sacudir a água do capote (passe a ironia...).

Uma tristeza.

E, no final, quem sofre são (quase) sempre os mesmos.


A malta bem tenta ser mais positiva. Mas, às vezes, é difícil...

3 comentários:

Dora disse...

A começar pela desresponsabilização do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional (que nome tão pomposo!), e daqueles que por ele dão a cara!! O fantástico INAG que integra o primeiro, dá pareceres positivos a construções em leito de cheia. E eu sei do que falo! E as autarquias aceitam os pareceres ridículos dados por entidades, supostamente superiores, (pelo menos ganham mais!). Portanto, a culpa é de todos!!

Anónimo disse...

Olá!!!

Que giro, descobri-te na bloggoesfera..... ´
Assim de repente senti-me completamente ultrapassada. Eu não faço ideia de como criar um blog mas gosto imenso de saber novidades, ideais, e outros tais da malta.
Tenho saudades vossas.
Prometo ver com alguma regularidade o que escreves e de vez em quando comentar.
beijinhos
Túlia

Anónimo disse...

O importante mesmo neste país é enterrar a "massa" (300M!!!!) na construção do autódromo de Portimão!!! R