quinta-feira, 20 de março de 2008

Texas

Puseram no Youtube um vídeo com uma "cena" que se passou numa escola, no Porto: uma professora e uma aluna quase a chegarem a vias de facto, por causa do telemóvel da aluna.

Disse "cena" porque aquilo podia bem ser um filme tipo-ficção. Mas não era.


Acho que nem vale a pena concluir o que quer que seja aqui, de tão óbvio que seria.

Como estou um pouco longe daquela realidade, apesar de ter amigos que a vivem bem de perto, fiquei bastante surpreendido com aquilo que vi. Mas parece que, segundo me contam, situações daquelas são mais ou menos "mato", actualmente.

Telemóveis nas aulas... Putos a filmar... Mas aquilo será mesmo uma sala de aula? Não será uma brincadeira?

Pergunto-me: será que não se podem dar umas palmadas (o Eça - que é tão, mas tão actual, meu Deus!, que até parece mentira... - diria "bengaladas", mas isso também seria demais) numa aluna daquelas? (Se fosse um gajo era exactamente a mesma coisa, atenção!) Eram mais do que merecidas. Ou será que isso traumatizaria a criança? Ou que não seria pedagógico?

Não me f....!

É nestas alturas em que acho que isto não vai lá nem com um daqueles "regimes de força" (para não lhes chamar outra coisa...).

Quando andava no Liceu, a malta podia não ter lá muito respeito por alguns professores, é verdade. Acho que isso sempre foi assim.

Mas havia sempre alguns que tinham uma tal presença nas aulas que, só de estarmos perto deles, pouca gente ousava sequer falar. E não estou a falar de intimidação física, digamos: falo do respeito que sabiam impor. Falo de firmeza.

Agora, afrontar professores? Intimidá-los? Agredi-los?

Como diz um amigo, "parece o Texas, isto"! Não sei se se refere à disco ou ao Estado... ou a ambos, agora que penso nisso. Mas acho que os usa como exemplo de verdadeira rebaldaria, ou de ausência de regras.

---

Já agora, expliquem-me uma coisa: por que é que todas as criancinhas têm que ter um telemóvel, a partir de uma certa idade? Ou será que haverá quem não tenha?

Nem me vou pôr a adivinhar qual será "a" idade para se ter um telemóvel.

2 comentários:

Anónimo disse...

No Rainha havia de ser giro! E em casa, acho que ficava de castigo até hoje... LOL R

Dora disse...

O problema começa sobretudo em casa. A seguir aos meus pais, vinha o professor. Ai de mim, se os meus pais soubessem, pelo professor, que eu me tinha portado mal. Os professores tinham ordem dos pais para darem umas palmadas, se fosse preciso!
Confesso que não percebo quando tudo mudou!
Hoje tudo serve de desculpa para os meninos não ficarem traumatizados. Que raio! Qdo os putos se portam mal têm se ser castigados! Por isso é que os pais criam pequenos ditadores!! Qual é a dúvida?