sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

É por estas e por outras...

... que a nossa Língua Portuguesa é, simultaneamente, tão bonita e alvo de tantos maus tratos.

Reparem bem nestas duas palavras, que exemplificam bem o que quero dizer:

- "Helicoidalmente".

- "Isolação".

A primeira, que é um exemplo de uma linguagem mais "técnica", digamos, é belíssima. Significará "dispor algo em espiral".

Dantes, eu diria que esta palavra é um "advérbio de modo", mas como a nossa Gramática está de tal forma diferente da que eu aprendi, já nem sei...

Já a segunda - que será o quê, um "estrangeirismo"? - deixou-me quase à beira de um ataque de nervos, pois em Português-Português (ou seja, Português "a sério"), será "isolamento". E eu gosto, e muito, é do tal Português "a sério".


E é melhor nem me lembrar muito de coisas como "gerenciamento", ou "planejamento"...

2 comentários:

Anónimo disse...

O Eça já deu muitas voltinhas na campa, descansa... R

Moura Aveirense disse...

É melhor preparar-nos para começar a aplicar o acordo ortográfico...

Saudações, Moura Aveirense