quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Como só os Ingleses sabem fazer


A RTP2 deu, pela segunda vez (que tenhamos visto) a adaptação da BBC de 2006 de "Jane Eyre", o romance clássico de Charlotte Brontë. E que adaptação!

Numa mini-série que (por cá) foi condensada em duas partes de duas horas cada - em vez dos quatro episódios originais -, e com um naipe de excelentes actores (julgo que na sua maioria inglesa) - liderados pela desconhecida Ruth Wilson e pelo Toby Stephens (entre outros, fez de vilão no último James Bond da "era Brosnan") -, esta autêntica prenda da 2 conseguiu cativar-me ao ponto de ter deixado os playoffs da NFL lá esquecidos no NASN (que me conhece melhor, saberá avaliar esta decisão... :) )!

---

Depois de umas investigações aqui na Net, vim a saber que esta série foi nomeada para prémios tão conceituados como os BAFTA, os Globos de Ouro ou os Emmys (ou seja, em ambos os lados do Atlântico), em várias categorias - destaco as de Melhor Guarda-Roupa, Direcção Artística, e Penteados (!). Nesta última categoria, venceu em 2007 o BAFTA e os Emmys nas restantes.

A actriz principal - Ruth Wilson - também foi nomeada na sua categoria, mas não venceu. E foi pena, pois a sua interpretação, ao pé do shakespeariano Stephens (soberbo como Mr. Rochester), é absolutamente excepcional! Uma contenção, uma simplicidade, um "viver o papel", enfim... uma sobriedade fantástica! Parece que nunca foi senão a Jane Eyre. E quando assim é... :)

---

Depois, há todo um conjunto de actores secundários que estão igualmente em grande nível - destacaria a governanta, Mrs. Fairfax, a protegida de Mr. Rochester, Adéle, e os primos que Jane descobre mais tarde, St. John e as suas irmãs, Mary e Diane. E é todo (ou praticamente) filmado on location, num "campo inglês" bastante agreste.

Fantástica casa, Thornfield Hall! - Só em Inglaterra é que há "casas" destas... :) - E as restantes paisagens naturais são, apesar de rudes, muito bonitas.

Resumindo: um must! Como só os Ingleses sabem fazer, digo eu.


Resta agora a esperança de a encontrar à venda brevemente, numa prateleira de uma Fnac, ou coisa que o valha - já que andam cheias de DVDs de tudo e mais alguma coisa , pode ser que esta série apareça... -, e com uma legendagem competente. Ou então (melhor ainda!) que a reponham, mas desta vez em horário nobre, pois parece-me que uma série com a qualidade desta merece muito mais do que ser transmitida em dois serões de Domingo consecutivos, entre as 22.30h e as 00.30h...

Sem comentários: