segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Oz


Ora aí está uma "ganda cóboiada", e logo passada num sítio tão improvável como os Antípodas!

Este "Austrália" mostra-nos paisagens espectaculares e arrebatadoras, uma superestrela feminina (Kidman) que liga bem com a estrela masculina (Jackman) - que parece que está na moda... -, uma história muito variada, oscilando entre o ligeiro e o mais melodramático, talvez um pouco previsível mas bem contada e, claro, uma autêntica "passagem da mão pelo pêlo" dos aborígenes - muito maltratados (no mínimo!) durante anos a fio.

O tom geral de filme épico assenta-lhe bem, quanto a mim. E, mesmo podendo não se gostar dos actores, é um filme que se vê com bastante agrado. Tem duas partes bastante distintas (até ao princípio da II Guerra Mundial, e após os primeiros ataques), mas houve, quanto a mim, arte na criação de um fio condutor minimamente credível.

---

Seria talvez difícil aprofundar mais todas as frentes que o filme foca - a guerra pelo abastecimento de carne das tropas australianas estacionadas em Darwin, o tratamento dado aos aborígenes, a adaptação duma lady inglesa a um novo país e a um trabalho duro, o choque de culturas e visões anglo-saxónica e aborígene, a entrada da Austrália da II Guerra, etc. Mas acaba por haver tempo para quase tudo.

E a integração d' "O Feiticeiro de Oz" na história é, também, bem conseguida.

---

Contas feitas, acho que não ficam muitos pontos por clarificar, digamos, e só fica uma certa pena de não se ver mais o Bryan Brown, por exemplo, ou mais cenas passadas no outback.


Gostei bastante!

1 comentário:

Dora disse...

É pena o botox a mais da Kidman!
:-)