domingo, 13 de abril de 2008

"My name is Foyle. I'm a police officer".



Esta "Uma Guerra À Parte" ("Foyle's War", no original) - que é, sempre que aparece, completamente maltratado pela nossa TV (atiram-na para bem depois da meia-noite, no Canal 1, assim sem avisar...) - é uma daquelas séries que me faz pensar que, se não vivesse aqui e agora, e que se fosse possível escolher país e época para viver, era no "campo inglês" dos meados do século XX que a minha escolha (quase de certeza!) recairia.

É uma série policial inglesa, passada na altura da Segunda Guerra Mundial numa pequena vila (Hastings), situada algures nesse tal countryside inglês que me fascina desde há anos, e que nos conta a história do chefe de polícia local (Foyle) e da sua actividade diária de resolução dos mais diversos crimes, sempre coadjuvado pelo seu deputy Milner e pela sua ajudante/motorista Sam.

O elenco é fantástico, claro, e as histórias são, apesar de "policiais", geralmente assim mais... levezinhas, digamos. E, depois, são todos, mas todos! (sem excepção) tremendamente educados.

Já existem em DVD nacional (milagre!) as três primeiras "épocas", como agora se diz, com quatro episódios cada. O problema é que, debaixo da oferta toda de séries de TV que existe por aí fora, e que todos conhecemos, passa praticamente despercebida.


Uma pena, digo eu. É que, para mim, é um verdadeiro must!

Sem comentários: