terça-feira, 16 de setembro de 2008

Monday Night In Aula Magna


Aqui há uns anos, tive a sorte de encontrar este "Friday Night in San Francisco", que comprei logo de seguida. É um magnífico disco de guitarras clássicas, tocado por três dos maiores intérpretes mundiais desse instrumento - o Paco de Lucia, o Al di Meola e o John McLaughlin - no qual se encontra, entre outras, a mítica "Mediterranean Sundance" (vão lá ouvi-la e vê-la no Youtube, se fazem favor!).

Desde logo, passou a ser, para mim, um disco daqueles a que se volta com alguma frequência. E ouvi tantas vezes essa música que acabei por decorá-la, praticamente... :)

Cheguei a comprar mais uns discos do Al di Meola e um do McLaughlin mas, com tantas outras coisas que fui descobrindo e escutando, acabei por me afastar um pouco deste trio e das suas soberbas interpretações.


Há umas semanas, o Pedro perguntou-me se queria ir com ele à Aula Magna ver um concerto do Al di Meola, do qual, sinceramente, nem sequer tinha ouvido falar. Lembrei-me logo desse "Friday Night..." e, sem saber nada daquilo a que este Mestre se tem vindo a dedicar ultimamente, aceitei.

Também gosto bastante de concertos e, pensando que seria uma boa oportunidade para matar saudades desses sons, lá o acompanhei, também na esperança de ouvir algumas das poucas músicas que poderia conhecer.

Pois em boa hora o fiz! :)


Já nos seus cinquenta anos, o Al di Meola deu um autêntico "show de bola"! Com a sua Ovation a liderar um trio de intérpretes de alto calibre - composto por um guitarrista (Peo Alfonsi) e um acordeonista (Fausto Beccalossi) italianos e por um percussionista (Gumbi Ortiz) seu conterrâneo -, tocou cerca de duas horas (com um intervalo para um merecido descanso) apresentou interpretações suas de composições do Astor Piazzolla, tocou muitas músicas completamente novas para mim, e ainda nos ofereceu duas verdadeiras "pérolas": uma versão lindíssima do "Cinema Paradiso" do Ennio Morricone (!!!) - tocado à lá Pat Metheny -, e uma nova interpretação da tal "Mediterranean Sundance", onde o acordeonista substitui - tarefa impossível, eu sei, mas, ainda assim, desempenhada com um nível altíssimo! - aquele autêntico "dedilhar de alma" que é o som que sai da guitarra de outro dos Mestres de que falei, o Paco de Lucia.

Saímos da sala um pouco "em transe" - assim como que esmagados (passe o exagero) pela interpretação magnífica deste "Al di Meola Quartet"!

Escusado será dizer que, à saída, tive que comprar dois dos disquinhos que estavam à venda numa das bancas do costume (onde não vi T-shirts, sequer), e que me custaram vinte e cinco euros, os dois (quinze mais dez): um concerto ao vivo em Milão deste mesmo quarteto, gravado já deste ano,


e uma compilação a solo de músicas do Astor Piazzolla,



ambos bastante publicitados durante esta superior e muito simpática performance de ontem à noite, a que o público respondeu com uma verdadeira aclamação!

Ah, é verdade: eles ainda foram dar autógrafos depois do concerto !!! - tratando-se do último espectáculo da tournée europeia, eles deveriam estar bem mais "soltos", digamos, e imagino que também aliviados, o que deve, certamente, facilitar este tipo de contacto com o público.

Espectáculo! :)


Uma belíssima "Monday Night In Aula Magna"!

2 comentários:

Pedrinho disse...

Excelente crítica ao concerto...e muito bem escrita.
Foi, de facto, uma grande noite de música. Também adorei!
Vou também colocar no meu blog a minha visão do concerto (texto pequeno).
Agora...só falta esperar pelos concertos de dEUS e de Peter Murphy.

Abraços

Ana V. disse...

Também lá estive e ADOREI!! uma noite memorável. Também levei um disquinho :))