domingo, 29 de julho de 2007

O nosso Oceanário


Foi hoje para o ar, no National Geographic Channel, um documentário chamado "A criar Natureza: Oceanário de Lisboa".

O dito cujo tinha como objectivo principal mostrar um acontecimento inédito: a devolução de uma manta ao seu habitat natural.

A manta tinha chegado ao Oceanário com cerca de 1,5 m e, presentemente, já tinha crescido para mais de três metros e meio, tornando difícil a sua vida normal num espaço limitado (mesmo no gigantesco tanque central!). Como tal, os responsáveis do Oceanário tomaram a decisão de a devolver ao mar.

O NGC aproveitou também a ocasião para nos mostrar diversos pormenores daquele que é o maior aquário da Europa.

Foi um espectáculo! Eu ainda não fui ao Oceanário desde a Expo '98 (sim, podem bater à vontade: não tenho desculpa!), e devo dizer que não só adorei rever alguns dos ambientes conhecidos, como também ver outros novos, além do trabalho que por lá se faz.


E a manta lá seguiu a sua vida, depois de um processo muito bem conseguido de transferência, que envolveu meios técnicos e humanos assinaláveis. Ainda bem!

Resumindo: o nosso Oceanário está muito bem, e recomenda-se! E é português, pasme-se! Será mesmo, porventura, um dos poucos exemplos recentes de criações lusas que ficam bem em qualquer parte do mundo.


São estas coisas que ajudam a encher de orgulho esta alma lusa que, ultimamente, tão por baixo tem andado.


Só não percebi uma coisa: porque é que o documentário foi integralmente feito por espanhóis?

1 comentário:

Gonçalves disse...

Porquê os espanhóis? E porque será o turismo do alqueva explorado por estrangeiros também?