terça-feira, 24 de julho de 2007

Noticiários?

Alguém me consegue explicar porque é que, desde há uns anos a esta parte, nenhum dos telejornais portugueses tem um alinhamento noticioso claro, definido?


Dantes, começava-se com as grandes notícias do dia; depois, vinham as notícias do país, seguidas das do estrangeiro, e de diversos assuntos de "sociedade", digamos. Em seguida, passava-se uma vista de olhos pelas notícias do desporto, e terminava-se com a previsão meteorológica. Simples.

Hoje em dia, é a rebaldaria total.

A lógica (se é que se pode chamar lógica a isto...) deve ser a manutenção - ou captação - de audiências. Só pode!

Misturam-se as desgraças do costume (atentados, tremores de terra, cheias, acidentes, etc.) com notícias (?) sobre a corrupção no futebol ou sobre hipotéticas contratações de jogadores, com politiquices de trazer por casa, sem qualquer espécie de coerência.

E o que chateia é que não há alternativas! Pelo menos por cá... Mas também me parece que só seguir os noticiários da BBC, ou da Sky News, ou da CNN, ou de outro canal estrangeiro qualquer (para quem tem acesso a estes meios) não será solução.


É por estas e por outras que ainda estamos no Terceiro Mundo, apesar de nem sempre parecer. Alguém duvida?

2 comentários:

gir@f disse...

Ò pedrito....
Dantes só havia um....o telejornal
agora é à escolha, o que tiver mais desgraças é o que ganha.
Mas olha...tens bom remédio...o jornalito de papel ainda vem todo organizadinho ;)

tcl disse...

concordo contigo. eu até há pouco tempo ainda via os telejornais e a pouco mais do que isso se resumiam as minhas passagens em frente do televisor (exceptuando aquela sestinha antes do jantar, aí a tv é essencial para me vir o soninho). agora já nem os telejornais vejo. ainda ontem calhou ter aquilo ligado e fiquei como tu. que trapalhada! e o que está a dar são mesmo as desgraças, nem a RTP1 conseguiu escapar a esse facilitismo. salva-se a 2, mas cada vez com mais dificuldade, né?