terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mumbay Millionaire


Se o título fosse "É a vida que nos dá as respostas", assentava-lhe que nem uma luva!

Dramático 500% - mas também com momentos quase hilariantes - este "Slumdog Millionaire" tem uma história muito bem contada e bastante convincente (é, quanto a mim, o grande trunfo deste filme, que é bem capaz de ganhar uma estatueta dourada para o Melhor Argumento), além de uma música muito dinâmica e de um bom naipe de actores, que vão bastante bem.

O filme mostra-nos também um dos lados mais negros de Bombaim (actual "Mumbay"): os bairros de lata, a pobreza, a miséria - facto que originou uma pronta e acesa polémica com as autoridades locais, que não perderam tempo a criticar o realizador por ter mostrado quase só essa realidade, que fere só de ver. Houve mesmo alguns momentos em que mais parecia um pesadelo, este filme, tal era a brutalidade do que nos estava a ser mostrado. Uma autêntica barbaridade!

A Índia, país com monumentos e paisagens belíssimas e com imensos motivos de interesse, também tem o seu calcanhar de Aquiles. E que calcanhar... Uma pena!

Seja como for, há muito para ver neste filme, que prende até ao fim. Vale a pena!

1 comentário:

Moura Aveirense disse...

Ainda não vi o filme, mas estou com muita curiosidade! Quanto às críticas de se ver abertamente a miséria em Mumbai: isso só retrata exactamente o que se passa na cidade, enquanto noutros países se esconde a miséria, em Mumbai ela está perfeitamente visível, a olho nu. E por mais que vejamos nos filmes ou que nos avisem, o impacto de ver ao vivo os extremos da cidade é muito, muito pesado. Uma verdadeira lição de vida, uma viagem inesquecível a que fiz em 2007... mas que não se espere ver coisas bonitas quando se visita Mumbai, como dizia Alberto Moravia.

A ver, se assim o entenderes, aqui e acolá .

Saudações, Moura Aveirense