quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Cinema "a sério"


Não é que haja cinema "a sério" e "a brincar", mas este "The Reader" - filme do inglês Stephen Daldry, o realizador do excelente "Billy Elliot" - é, para mim, um filme de categoria. Deve ser um dos melhores filmes dos Óscares.

E não é só a Kate Winslet que brilha a grande altura - que, de resto, lhe trouxe um Óscar -: o Ralph Fiennes está igualmente em grande nível, assim como a quase totalidade dos actores presentes.

A história é altamente dramática, como seria de esperar de um filme com uma temática que tem por base o Holocausto, mas é contada com uma sensibilidade absolutamente espantosa!

É um daqueles filmes que nos deixa a pensar - tem personagens ambíguas, com comportamentos por vezes contraditórios e, por vezes, difíceis de entender, mesmo. Mas também, é assim que todos nós somos, de uma maneira ou de outra, ao longo das nossas vidas, não é verdade?

O subtítulo é exactamente o ponto-chave da história: "How far would you go to protect a secret?".

Os produtores executivos são dois "Senhores" do Cinema, ambos recentemente desaparecidos, e à memória dos quais o filme é dedicado: Anthony Minghella e Sydney Pollack. Até nisto o filme se destaca.

A música também é lindíssima, nesta obra inteiramente filmada on location.

Em suma: Cinema "a sério". :)

1 comentário:

Unknown disse...

....filme que vi a retratar o que sao os segredos e os misterios da vida... pensamos que ao fechar gavetas no cerebro e deitando as chaves ao oceano tudo se resolve. racionalmente sim mas....de repente ... tudo vem ao de cima e avaliamos o verdadeiro impacto das vivencias ao percebermos a perturbaçao nas emoçoes que aparecem...

confuso?? pois o melhor mesmo é ver o filme.

(Holocausto é só o argumento de muito peso para se arranjar desculpas e fugir do eticamente correcto e dar muito valor ao socialmente correcto)

bjs