quinta-feira, 3 de julho de 2008

Humpá-Pá e Escalpe-Duplo



Isto, ultimamente, anda um bocado acriançado - demais para o meu gosto, diga-se. Mas podia ser pior, também...

Da dupla Goscinny-Uderzo, a esmagadora maioria da malta só conhece as aventuras um tal de Astérix (e C.ª, claro está). E, diga-se de passagem, que essa personagem é mais do que suficiente para garantir a essa dupla o lugar no Olimpo das Artes que, claramente, merece (deve ser supervisionado, entre muitos outros, por um tal de Toutatis...).

Desta dupla saiu ainda uma outra série, muito mais pequena mas não por isso inferior: a que conta as aventuras do índio Humpá-Pá, o Pele Vermelha.

Cá entre nós, eu acho-a superior, até.

Guerreiro da tribo dos Savanás, Humpá-Pá é "apanhado" no meio da colonização da América. Estamos, pois, algures no século XVIII. E é ao encontrar uma patrulha que acabava de desembarcar na América que conhece o cavaleiro Humberto da Massa Folhada (sic!).

Depois de capturado, rapidamente é apelidado de "Escalpe-Duplo" (ao tentar cortar-lhe o escalpe - velho costume guerreiro índio - Humpá-Pá descobre, horrorizado, a peruca branca que se usava na Europa nessa altura, e com a qual fica na mão!).

É, depois, à volta da grande amizade que nasce entre estas duas figuras que as aventuras se vão desenrolando. Mas atenção: todas as outras personagens - desde índios de várias tribos aos militares europeus - que aparecem na três ou quatro histórias publicadas (que são muito divertidas), são simplesmente deliciosas!


Acho que os livros - dois ou três, dependendo da edição - ainda estão à venda (os álbuns que resistem nas prateleiras das livrarias julgo que foram publicados pela Meribérica), mas parece-me que não é tarefa fácil encontrá-los.

É uma pena, pois estes personagens merecem ser descobertos. E, no fundo, se não o consegiurmos, quem fica a perder somos nós.

Sem comentários: