quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Incommunicado



Dizia o Fish ontem à noite, perante uma meia-Aula Magna (se tanto): "It's like old lovers: you don't see them for a long time, and then you see them twice in a year. Then, you're in love again"... :)

(Uma alusão às suas duas vindas a Portugal no espaço de um ano, para tocar na Aula Magna dois dos álbuns mais conhecidos dos "seus" Marillion: o "Misplaced Childhood" e o "Clutching At Straws".)


Foi um concerto muito bom, diga-se!

Os Forgotten Sons - a banda portuguesa de suporte - começaram bem, mas o vocalista estava praticamente sem voz, o que marcou negativamente a sua actuação; mesmo assim, e atendendo a este forte condicionalismo, acho que até tocaram bastante bem (excelentes músicos, quanto a mim!).


Depois, com meia hora de atraso - problemas técnicos que demoraram bastante a resolver... - entrou o highlander. Veio tocar o tal "Clutching At Straws" e fê-lo muito esforçadamente - ou melhor, de uma forma muito profissional - e muito bem, quanto a mim. Para alguém cuja voz quase já nada tem a ver com a que muitos ainda (re)conhecem, não está nada mal!

Do alto dos seus dois metros, conversou q.b. com o público presente (doentes dos Marillion, maioritariamente), tocou algumas músicas da sua carreira a solo, introduziu algumas das suas músicas, falou da nossa paixão comum pelo futebol e ainda brincou com o Celtic, o Benfica e com a eliminação da Escócia (o seu país natal) da fase final do Euro' 2008 - às mãos de um "fucking spanish referee"... :)

Pontos altos: as músicas antigas - "Sugar Mice", "That Time Of The Night", Slainte Mhath" e o inevitável "Incommunicado", no encore, com a malta toda a cantar a plenos pulmões - e mais umas duas ou três de sua autoria.

Este tipo de alinhamento já tinha funcionado bem no concerto da tournée do "Misplaced Childhood" do ano passado - embora aí a sala estivesse cheiinha, o que fez muita diferença. Diga-se de passagem que esse concerto foi absolutamente extraordinário, pois o álbum foi tocado de seguida e na íntegra, com o Fish a ficar sem palavras após um "Heart Of Lothian" cantado em uníssono pela sala inteira!


Espectáculo!

Sem comentários: