terça-feira, 28 de abril de 2009

Subbuteo e Kalkitos

Pontos altos das arrumações/limpezas gerais que ando a fazer: o Subbuteo e os meus Kalkitos! (julgo que todos).

Escusado será dizer que nasceu instantaneamente um sorriso de orelha a orelha assim que os encontrei. :)

Na caixa do Subbuteo vinha o pano (o "relvado"), duas balizas, duas bolas e duas equipas, além de um manual de breves instruções com regras básicas para se ir jogando. Depois, arranjei mais umas quatro ou cinco equipas (o Sporting, o Brasil, etc.), e pintei umas riscas azuis na Alemanha para a transformar em Argentina... :)

Havia mais malta que tinha o jogo (lembro-me do Bernardo e do João) e, como tal, íamo-nos revezando de casa em casa. Fizeram-se grandes jogatanas, atenção!, sempre em torneios organizados pelo João, claro.

O João era o organizador de tudo e mais alguma coisa, nesse nosso pequeno círculo de amigos de prédios vizinhos.

Lembro-me que partíamos frequentemente os jogadores, pois o pano era estendido no chão e estávamos em cima das jogadas, claro! Mas rapidamente os colávamos, também... E ainda chegámos a desenvolver umas técnicas especialíssimas para marcações de livres e coisas do género. Enfim... :)

Um espectáculo!

Já os Kalkitos era outra loiça. Fartei-me de aprender coisas com eles, pois traziam umas notas sobre os temas na parte de trás do desdobrável, deixando a parte da frente para os decalques. Reencontrei "A Batalha de Lepanto", o "Motocross", os "Animais Pré-Históricos", "Os Flintstones", "O Forte Álamo", "Os Escuteiros", "O Submarino Nuclear" e mais uma pilha de outros, mais pequenos, todos arumadinhos numa caixa.

Outro espectáculo!

---

Estas tarefas trazem frequentemente, e ano após ano, imensas saudades destas pequenas coisas giras que marcaram a minha infância. E a isso devo a infindável paciência e persistência da minha Mãe, que foi guardando estas e outras (agora) lembranças desses tempos.

2 comentários:

Terramota disse...

:)

Anónimo disse...

Pois, o Diogo ainda jogo com o subbuteo do Nuno, quando vai a casa dos meu sogros....
Bjos Guida