sexta-feira, 26 de junho de 2009

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Dream Team!



Quinta-feira, 18 de Junho, Coliseu dos Recreios: o muito aguardado concerto dos Dream Theater!

O nome não poderia ter sido mais bem escolhido: as iniciais são as de "Dream Team", designação mais do que apropriada para este grupo, dado o quilate dos músicos que o compõem.

Cor dominante das roupas: preto. Mas com muitas "abertas", digamos.

---

Nota: grande (mas grande mesmo!) lombinho de porco no Churrasco!, graças à Vanda e ao Vasco (um grande bem-haja para vocês, irmãos!).

Isto de comer sempre o mesmo prato nos restaurantes conhecidos tem destas coisas: andei anos a comer o franguinho da praxe (bem bom, por sinal), e a perder este pitéu! Uma excelente surpresa, e mais uma boa opção de escolha.

---

Primeira parte competente dos ingleses Pendragon, arranjados à última da hora para substituir o grupo inicialmente previsto (Frost) para ir entretendo a malta. Boa voz, boa guitarra e boa bateria.

Depois, meia hora de seca, debaixo de um calor abrasador. Finalmente, e por volta das dez e meia da noite, lá entraram o John Petrucci (guitarras), o Mike Portnoy (bateria), o Jordan Rudess (teclas), o John Myung (baixo) e o James LaBrie (voz).

Foi um concerto à maneira!, mas com um som apenas mediano. Em duas horas, tocaram praí umas doze músicas, apenas. Mas cheias de momentos altos!

---

Estes Dream Theater não são um grupo de heavy metal, nem de hard rock. Soam, por vezes, um bocado a Pink Floyd, até! - eles, de resto, deram um concerto onde tocaram, na íntegra, o "Dark Side Of The Moon" com os instrumentos originais! - , mas também têm músicas à lá Metallica. Por isso, o mínimo que se pode dizer é que têm um som variado, dentro de um estilo mais pesado.

---

A grande altura voaram, como era de esperar, o Petrucci, o Portnoy e o Rudess - futuros membros do Hall of Fame do Rock. Estiveram absolutamente fenomenais!

Oiçam-nos no Youtube, e depois digam lá que não são os melhores nas suas áreas. E quando escrevo "os melhores", quero dizer isso mesmo, sem tirar nem pôr: "os melhores". As baterias do Portnoy, então, são impressionantes!


Eu, que apenas os conheço há um par de anos, já fiquei fã. Mas prefiro o seu lado mais soft ao mais hard. E, neste particular, tive sorte, pois tocaram três das músicas mais calmas que conheço melhor ("Solitary Shell", "Hollow Years" e "The Spirit Carries On").

Ou seja, era difícil ter tido uma estreia melhor. Agora, venha o próximo! :)

(De preferência, numa sala com melhor acústica, pois este Coliseu não esteve à altura destes sons e, particularmente, destes músicos...)

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Dever Luso


O voto nas Europeias. Mais uma vez. Teve que ser. É, para mim, um dever.

Sempre votei. E acho que devo continuar a fazê-lo - seja para as europeias, para as autárquicas, para as legislativas, para as presidenciais ou para os referendos que se entenda fazer. Afinal de contas, é um direito que me assiste e, por mais que isso possa parecer irrelevante, a minha opinião conta.


Resultado destas europeias: uma salada de frutas assim mais para o alaranjado, e com mais frutos vermelhos do que se esperava, se me permitem uma imagem mais "afrutalhada" da coisa.

---

Acho que, em relação "à Europa", devia haver muito mais informação, mais divulgação, mais debates, mais esclarecimento. Mas esta "euriliteracia" é um mal que já vem de trás... E também acho que, só depois disso, se deveriam referendar, em todos os estados-membros, as decisões mais importantes sobre esta União que estamos a tentar consolidar. Para o bem de todos.

---


Pelo que se viu, ou muito me engano, ou vamos ter uma "ganda caldeirada" no final da noite das Legislativas. E vai sobrar para o tio Aníbal resolver... Ai vai, vai!

Dever Leonino


Numa altura complicada da história do clube, estreei-me a votar para a presidência e restantes órgãos sociais.

Senti-me bem, devo dizer.

Gostei de ver a afluência às urnas. De ver a malta interessada e preocupada com o futuro. E havia alternativas, o que é sempre desejável.

Há uma mudança a fazer, quanto a mim: é permitir que os sócios votem sem terem que vir a Lisboa. Com tanto "núcleo" espalhado pelo País, não haverá um processo expedito de os utilizar numa organização eleitoral?

Acho que correu bem. Agora, vamos ver como vai ser o desempenho da nova equipa dirigente.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Chuva?

Fónix!

Se estiver assim prá semana, ai temos caldeirada, temos! :)

quarta-feira, 3 de junho de 2009

À maneira!



Ainda se conseguem descobrir umas músicas antigas à maneira.

Esta, devo-a aos RDL's Tiago e Pedro - na festa de aniversário do primeiro, foi o segundo quem ma identificou.

Descobri mais tarde que já a tinha ouvido antes - numa versão já deste ano, foi na festa pré-jogo do SuperBowl (!!!), mas cantada por outro tipo.

O vocalista original, o Steve Perry - que aparece neste vídeo, e que tem uma voz absolutamente fantástica! - é luso-descendente.

O Best of destes Journey tem outras músicas excelentes, diga-se de passagem.


É o saudosismo dos eighties a atacar novamente. :)