terça-feira, 28 de abril de 2009

Subbuteo e Kalkitos

Pontos altos das arrumações/limpezas gerais que ando a fazer: o Subbuteo e os meus Kalkitos! (julgo que todos).

Escusado será dizer que nasceu instantaneamente um sorriso de orelha a orelha assim que os encontrei. :)

Na caixa do Subbuteo vinha o pano (o "relvado"), duas balizas, duas bolas e duas equipas, além de um manual de breves instruções com regras básicas para se ir jogando. Depois, arranjei mais umas quatro ou cinco equipas (o Sporting, o Brasil, etc.), e pintei umas riscas azuis na Alemanha para a transformar em Argentina... :)

Havia mais malta que tinha o jogo (lembro-me do Bernardo e do João) e, como tal, íamo-nos revezando de casa em casa. Fizeram-se grandes jogatanas, atenção!, sempre em torneios organizados pelo João, claro.

O João era o organizador de tudo e mais alguma coisa, nesse nosso pequeno círculo de amigos de prédios vizinhos.

Lembro-me que partíamos frequentemente os jogadores, pois o pano era estendido no chão e estávamos em cima das jogadas, claro! Mas rapidamente os colávamos, também... E ainda chegámos a desenvolver umas técnicas especialíssimas para marcações de livres e coisas do género. Enfim... :)

Um espectáculo!

Já os Kalkitos era outra loiça. Fartei-me de aprender coisas com eles, pois traziam umas notas sobre os temas na parte de trás do desdobrável, deixando a parte da frente para os decalques. Reencontrei "A Batalha de Lepanto", o "Motocross", os "Animais Pré-Históricos", "Os Flintstones", "O Forte Álamo", "Os Escuteiros", "O Submarino Nuclear" e mais uma pilha de outros, mais pequenos, todos arumadinhos numa caixa.

Outro espectáculo!

---

Estas tarefas trazem frequentemente, e ano após ano, imensas saudades destas pequenas coisas giras que marcaram a minha infância. E a isso devo a infindável paciência e persistência da minha Mãe, que foi guardando estas e outras (agora) lembranças desses tempos.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Uma bestialidade!

Deram há pouco uma reportagem sobre aquele "festival" do Pepe no jogo em que foi expulso.

Não tinha visto as imagens todas: aquilo foi uma bestialidade completa! Mas completa!

É que o menino não se ficou pelas agressões ao tipo que sofreu o penalty: no meio dos empurrões que se seguiram, ainda calcou mais uma ou duas vezes o mesmo tipo (que já 'tava no chão, imagino que com algumas dores...), depois mandou uns murros noutros adversários, a seguir chamou uns nomes valentes ao fiscal-de-linha e, posteriormente, ao quarto árbitro e, para acabar, teve que ser agarrado por praí metade do banco do Real Madrid e empurrado para o balneário!

Um "espectáculo".

Mesmo pensando naquele golpe de karateka do Cantona, acho que poucas vezes vi uma sequência destas. Já vi entradas bem piores, mas uma série assim?...


Se o Eça estivesse aqui, diria algo do género: "Uma besta, menino, uma besta"! Não?

O que falta (texto d'O Insubmisso)

Tirado daqui.

---

Vergonha

Por muito menos do que aquilo que se está a passar hoje houve no passado, primeiro-ministros demitidos no país. Por muito menos houve figuras públicas, em tempos idos, a pedir a demissão. Por muito menos as pessoas abandonavam educadamente as suas funções públicas e seguiam as suas vidas. Nada do que actualmente se vê na vida pública se deve ao G20, G8 ou a qualquer crise económica. Deve-se a uma outra crise bem mais grave. Deve-se à falta de carácter. Deve-se à falta de honra. Deve-se à falta de honestidade. Deve-se à falta de valores. Deve-se à falta de substância, densidade e seriedade duns parolos que assaltaram a máquina de fazer dinheiro rápido em que se tornou o Estado português. Não aponto o dedo aos partidos. Nos dias que correm não interessa se é o PS ou o PSD ou o CDS ou o PCP. São todos iguais. Não há elites políticas neste país. Não há nada nem niguém, que escape a esta medíocre mediania. Não há ninguém que não esteja enredado nesta vil teia de interesses. Não aprecio particularmente o estilo da colunista Clara Ferreira Alves, mas a última crónica sobre os idos anos 50 apontava o dedo a esta ferida, e revelava-a como causadora dos males da nossa sociedade. Falta tanta coisa, mas sobretudo falta vergonha e carácter.

---

domingo, 26 de abril de 2009

Respeito? Onde?

Um tipo vai ao cinema, e é frequentíssimo deparar-se com uma das seguintes situações (ou com todas, mesmo...):

- Telemóveis a tocar (há sempre, mas sempre!, alguém que se esquece de pôr o aparelho no silêncio, ou de o desligar);
- Malta a conversar durante a sessão;
- Montes de lugares vazios, mas com a vizinhança mesmo em cima (tipo "praia vazia");
- Baldes de pipocas entornadas;
- Criancinhas a rir no meio de cenas bastante dramáticas.

Acho que isto é (mais) um espelho do estado actual em que nos encontramos: ninguém respeita ninguém.


Depois queixem-se que não há pessoas nas salas de cinema...

Appaloosa


Uma bruta cóbóiada!

A história, até certo ponto, é conhecida mas, às tantas, fica-se "à espera de como é que isto vai acabar"...

É com o Ed Harris (que também produz e realiza), o Viggo Mortensen, o Jeremy Irons e a Renée Zellweger, além de mais uns quantos conhecidos em papéis secundários. Lento, tem uns diálogos giros (a fazer lembrar o excelente "Open Range", do Costner), uma música suave e bonita e, para quem aprecia westerns, um ambiente muito típico (que até mete índios!) e bem recriado. Acho eu. :)


Espectáculo!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

O (outro) Tio Alfredo

Alfred Sisley - L'Automne: Bords de la Seine pres Bougival (1873)

Filme interessante, este!


Bons actores, história curiosa (com bastantes situações por que podem perfeitamente passar muitos de nós), uma música à maneira, contado num tom geralmente bem disposto mas também sério quando é necessário, este "He's Just Not That Into You" - apesar de ser um filme assim mais tipo "de gaja" - é bem interessante!

Bem sei que é só com beautiful people, mas mesmo assim... gostei. E não foi (só) por causa da Jennifer Aniston, ou da Scarlett Johansson, ou da Jennifer Connely, ou da Drew Barrymore (muito gira, diga-se de passagem!), ou ainda da Ginnifer Goodwin (não conhecia!) ... :)


Agora a sério: vê-se muito bem!

Ainda não tinha visto...

... a mão do Raúl Meireles na área, no jogo de ontem em Coimbra.

Estando o árbitro a poucos metros do lance (e de frente para a jogada!), só consigo concluir que o árbitro não quis marcar o penalty.


Alguém acredita que, com a profissionalização destas bestas todas, isto pode melhorar?

domingo, 19 de abril de 2009

Mais uma prova da existência de Deus

Aqui.

Como se fosse preciso...

Absolutamente superior. :)

No Minho!


Vitória arrancada a ferros em Guimarães, contra tudo e mais alguma coisa, e um excelente 30-28 em andebol, contra o ABC, em Braga!

É caso para dizer que foram dois "viras" à maneira!

Gostei ainda mais do Minho neste fim-de-semana. :)

Islands


Obrigado, Clara.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Pitx



Mano, esta é para ti. Um abraço!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Taliesin West



Do Mestre (fica em Scottsdale, no Arizona). 1937.

Monet

Claude Monet - Le Pont d'Argenteuil (1874)

Definitivamente...

... gosto muito mais do double cheese do Burger King do que do seu homónimo do McDonalds.

domingo, 12 de abril de 2009

Páscoa


Espero que esta Páscoa tenha corrido o melhor possível a todos vós!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Segunda tentativa...



... e nada.


Continuo a achar que estes meninos, desta vez, não conseguiram sequer uma música à sua altura. Nem uma!

Algumas - "Magnificent", "I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight", "Fez-Being Born", "Cedars Of Lebanon" - não são más de todo, mas... falta-lhes, claramente, inspiração.


Acho que isto não vai lá com mais audições, mas...

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Como seria de esperar...


Pearl Jam, MTV Unplugged - 1992

... um must! E mai nada! :)

Em pouco mais de meia hora, temos "Oceans" (pela primeira vez!), "State Of Love And Trust" (!!!), "Alive", "Black" (com uma pequena mas fantástica improvisação lá pelo meio...), "Jeremy", "Even Flow" e o histórico, inesquecível, atribulado, político e meio jam-sessioned "Porch". Melhor é impossível.

Ainda não viram? Nem sabem o que perdem. :)