domingo, 29 de março de 2009

Uma referência


Numa altura em que quase tudo o que nos rodeia é mau (ou menos bom), foi um bálsamo ouvir o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa na TVI24, no programa da Alexandra Lencastre. Uma categoria!

Concorde-se ou não com a sua visão do mundo ou da vida, acho que a sua inteligência, a sua bagagem e a sua experiência deveriam estar (ainda) mais ao serviço aqui da malta. Era capaz de correr bem. Digo eu.


Começam a faltar-nos "referências" deste nível, quanto a mim.

sábado, 21 de março de 2009

Carlsberg Cup 2008-2009


Talvez se não tivessem nomeado uma equipa de LADRÕES para arbitrar esta final pudéssemos ter ganho mais um troféu.

Grandessíssimos Filhos da Puta, estes "Lucílio e C.ª"...

quinta-feira, 19 de março de 2009

Finalmente!


Vem aí a reedição do "Ten" com um extra (em DVD) que, só por si, vale o investimento: o concerto "MTV Unplugged" que estes meninos deram em 1992, e que só se arranja numa versão pirata (e no Youtube, claro).

Eu tenho-o; em cassete VHS...

Es-pe-ctá-cu-lo! :)


Sai na segunda-feira que vem, dia 23 de Março de 2009. Com dezassete anos de atraso...

Natasha Richardson (1963-2009)


Com ela, vi (e adorei!) "A Condessa Russa", do James Ivory, onde contracenava com, entre outros, a sua mãe, Vanessa Redgrave, e a sua tia, Lynn Redgrave.

Uma actriz de categoria, num filme de categoria. Inglês, claro está.

Que estupidez!... :(

É de mim...


... ou os bifes já só raramente sabem mesmo a bifes? Nomeadamente, àqueles bifes que se comiam dantes?

E o mesmo se passa com os doces. E com o uso do sal, já agora.

Tenho comido bolos, por exemplo, que de "doces" têm (muito) pouco.

É óbvio que essas mudanças (no que toca ao sal e ao açúcar) que tenho vindo a notar terão muitas vantagens - principalmente no que toca à nossa saúde futura; mas elas são uma consequência de uma outra forma de fazer cozinha e, quanto a isso, nada a dizer.

Ou seja, quem quiser um doce-doce, é só procurar um sítio que ainda os faça assim. Acreditem, ainda os há. :)

Mas, caraças!, quando um gajo pede um bife, assim um daqueles mesmo a sério, quer comer algo que saiba minimamente a bife, e ponto final! E esses, meus amigos, já vão rareando... pelo menos aqui pelo burgo.

Será que é preciso ir ao Alentejo, ou à Beira Alta, ou ao Minho, ou a Trás-os-Montes, para tratar desse assunto? É que, nestas nossas belíssimas regiões, raramente se enfiam barretes neste particular...


Agora que aprofundo a coisa, começo a achar que o mal está em querer comer um bife a sério aqui em Lisboa! :)

Nem "Line", quanto mais "Horizon"...


Eu ainda sou daquela minoria que compra discos. CD's. Podia ser pior, mas é assim...

Saiu há uns dias o "No Line In The Horizon", o mais recente disco dos U2. Ouvi, no site do grupo (para mim será sempre "grupo", nunca "banda"), as músicas de fio a pavio.

Esta modalidade de ouvir os discos na íntegra não conhecia! E gostei, claro! Devia haver mais sites assim...

Uma vez, só. Primeira reacção: "Isto é que é o melhor disco de sempre dos U2?" - palavras do Bono, parece... - "Mas que bela merda".

É que não vi (ouvi, no caso) nenhuma "Line" de jeito. E o "Horizon", diga-se de passagem, não me pareceu nada brilhante, também...

Ora, atendendo a que foi, digamos assim, "o primeiro impacto com o bicho", lá parei de rir... Mas vou ter que o ouvir mais umas quantas vezes. Depois, logo vejo se o compro, ou se vai ser, à semelhança do que se passou com o último dos Pearl Jam, o primeiro disco de um grupo (lá está...) que me diz bastante mas que, por manifesta falta de qualidade (pelo meu critério, claro está!), não toma o lugar que, à partida, seria seu - ali em cima, na prateleira.

Pode ser que, com o tempo, me habitue às músicas. Já aconteceu...


Verdade seja dita: o disco anterior - "How To Dismantle An Atomic Bomb" - não é assim nada de jeito (tem duas ou três músicas excelentes, é verdade, mas pouco mais), e comprei-o. Mas quando ouço o "The Unforgettable Fire", ou o "The Joshua Tree", ou o "Achtung Baby", ou mesmo o "Zooropa", e depois me lembro do que ouvi deste último, dou por mim a suspirar...

segunda-feira, 16 de março de 2009

GT


O homem 'tá de volta! Ainda bem. E, para variar, deu-nos mais uma ganda filmalhada!

---

Devo dizer que fujo um bocado das unanimidades. Geralmente, são fruto de militâncias das mais variadas origens e, por isso mesmo, lá fico eu de pé atrás - pelo menos até ver a razão dessa unanimidade com os meus próprios olhos. Mas vamos olhar para o seu caso em particular.

Desde há cerca de vinte anos para cá, tivemos dele, para o grande écran e enquanto realizador, o seguinte contributo: "Bird" (1988), "White Hunter, Black Heart" (1990), "Rookie" (1990), "Unforgiven" (1992), "A Perfect World" (1993), "The Bridges Of Madison County" (1995), "Absolute Power" (1997), "Midnight In The Garden Of Good And Evil" (1997), "True Crime" (1999), "Space Cowboys" (2000), "Blood Work" (2002), "Mystic River" (2003), "Million Dollar Baby" (2004), "Flags Of Our Fathers" (2006), "Letters From Iwo Jima" (2006) e "Changeling" (2008).

Impressionante!

Acho que esta amostra dos seus últimos vinte anos de carreira (que não é uniforme, diga-se, e que terá alguns exemplos "menos conseguidos", digamos assim) é suficiente para perceber o porquê da praticamente unânime opinião que existe sobre a sua importância na História do Cinema - que já é enorme. E ainda não acabou... :)

---

Ontem foi dia de ver este "Gran Torino". E que grande filme que é!

Mostra-nos, com uma simplicidade desarmante e com uma sensibilidade que, para variar (lá está!...), roça o tocante - algo a que ele nos anda a habituar -, uma história dramática muito bem contada (que fica sem pontas soltas), recorrendo a alguns actores amadores (!), a uma música suave e muito simples e a um argumento muito inteligente. E também está cheio de pequenos pormenores que são absolutamente fantásticos! - pequenas coisas, por vezes muito simples, até, mas que revelam bem a perspicácia de um olhar que apenas consigo qualificar como "maduro", talvez.

E que grande composição, a deste Walt Kowalsky! Temos, no mesmo filme, um misto do inspector Harry Callahan, do preacher do "Pale Rider", do William Munny e do Frankie Dunn, que evolui de uma forma muito interessante e que nos dá uma verdadeira lição.

Até o carro é lindo! E que até é mais do que apenas um carro.


Vão vê-lo. Vão gostar. Vão por mim... :)


PS1: Segundo se sabe, vai ser o último contributo do Clint Eastwood para o Cinema enquanto actor. Se assim for, sai em grande estilo!

PS2: Quando um filme destes fica fora dos Óscares (é ainda de 2008), ficamos a pensar nos critérios escolhidos para a selecção dos filmes em competição...

Com recheio (tipo mousse) de Cacau!


FE-NO-ME-NAL!

domingo, 15 de março de 2009

Alcateia, again

Boa, mas suada, vitória contra a Espanha, em rugby, hoje à tarde, no Universitário. Vinte e quatro, dezanove. Sofremos foi desnecessariamente... Mesmo assim, e contas feitas, no final até correu bem.


Estreei o meu equipamento. Espectáculo. :)

Cat

Bela janta a tua, Cat! Bom ambiente, a malta conhecida do costume, todos comeram bem

(n' "A Adega do Tagarro", passe a publicidade - eu comi umas pataniscas com arroz de feijão à maneira, regadas com uma sangriazita "tinta" e rematadas com uma mousse de chocolate caseira muito boa!)

e houve animação a rodos! Ah, e o Alexandre resistiu até à meia-noite sem adormecer, atenção!

(Tudo bem que teve que meter dois cafés no bucho, mas aguentou!)

E como foi possível terem conseguido colocar de pernas para o ar um daqueles "foguetes" no teu bolo de anos? Ahahahahah! Momento alto, esse. :)

Depois, conseguimos desencontrarmo-nos todos no after dinner. Mas também, era de estranhar se algo do género não acontecesse, né? :)


Espero que tenhas acabado bem a night. E fica aqui mais um beijinho pelas tuas _____ primaveras!

No bom caminho?

O meu Sporting lá se safou contra o Rio Ave (dois a zero), mas parece que não foi brilhante - longe disso, até.

Mas nestas coisas de campeonatos, contam é os pontos. E nesse particular, mantemos a distância para o primeiro (salvo outra surpresa...). O resto, nesta altura, e depois de Munique, é exigir demais, se calhar.


Vamos agora ver as cenas dos próximos capítulos. :)

segunda-feira, 9 de março de 2009

Suspiro...

Depois do que vi este fim-de-semana, acho que o nome que melhor descreve o que se vai passando no nosso Campeonato Nacional de Futebol é "roubalheira".

Embora "Máfia" também seja um bom nome, atenção!...


Cada vez gosto mais do rugby.

terça-feira, 3 de março de 2009

Assim, vai ser (mais) difícil...


Eis mais uma prova "da existência de Deus", digamos assim.

Como se fosse preciso... :)


Assim, vai ser mais difícil chegar . Mas vamos continuar a tentar! - apesar destas e doutras...

Bons tempos