sexta-feira, 31 de outubro de 2008

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

CSS...? Nah: X-Wife!

Na Terça, e graças à Tereza, regressei ao Coliseu para ver um concerto: Cansei de Ser Sexy (!!!) - grupo brasileiro, com quatro miúdas de vinte e poucos anos, que parece que anda na moda -, com os portugueses X-Wife na primeira parte.

Som bastante mau, três-quartos de casa, muita miudagem.

Primeiro, tivemos uma boa meia hora lusa - bastante competente, e com algumas músicas bem interessantes. Depois, houve uma hora apenas (!) das vedetas de cartaz - que se esforçaram, tocaram benzinho, mas que, quanto a mim, que não chegaram a "aquecer" a maioria da malta.

Estávamos a uns dez metros do palco, na plateia lateral direita, e não consegui perceber uma única frase da vocalista... Uma! Seria da nossa localização?

Não reconheci música alguma - quero crer que a este facto não será alheio a tal quase total ausência de qualidade sonora que naquela zona (apenas?) -, mas gostei de umas quantas. Depois, lá veio a cena do pseudo final + palmas a compasso + encore.

Alguns minutos depois, finito. Quando olhámos para o relógio, eram onze horas da noite. E já 'tava tudo acabado.

Não me lembro de ter visto um concerto tão breve. Mas, e como em tudo na vida, há sempre uma primeira vez, não é?


Nem tudo foi mau, devo dizer. Valeu, fundamentalmente (e patriotismos à parte) pela armada lusitana, e pelo convívio que estes encontros sempre trazem.

Acho é que, feitas as contas, em vez de ir ver as CSS com os X-Wife na primeira parte, acabei por ir ver os X-Wife com as CSS na segunda parte.

Por mim, tudo bem. :)

domingo, 26 de outubro de 2008

Mediocridade

Mais dois pontos perdidos, após um zero-a-zero em Paços de Ferreira.

Vinte e dois jogadores ao chuto pró ar, equipados para jogar um jogo chamado futebol. Mas não foi isso que fizeram: foram noventa e tal minutos de luta. Apenas isso.

Adorei.


É graças a esta mediocridade que não vamos a lado nenhum (nem o Sporting, nem o Paços de Ferreira). O Paços porque não sabe jogar Futebol; o Sporting porque não consegue fazer muito melhor do que se viu hoje.


Acho que me vou dedicar ao rugby.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Céu ou Inferno?

Imaginemos que, assim de repente, acabavam com todas as novelas, concursos e jogos de futebol nas televisões tugas.


Estaremos a falar do Céu ou do Inferno? :)

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Inspiração

Com (mais) uma péssima exibição, desta vez em Donetsk,

(há bocado, encontrei a palavra que descreve, exactamente, o que sinto sempre que vejo "este" Sporting: actualmente, cansa-me. E muito, mesmo!)

o Sporting venceu o Shakhtar local por um a zero - e, por sinal, com um belíssimo golo!, saído da inspiração do Derlei que, na sequência de um centro do Roca, e com a bola a querer fugir pela linha de fundo, deu um toque de calcanhar para trás, entregando-a de bandeja para "seu Liedson" disparar prá baliza!

No final do dia, o saldo foi o seguinte:

- Três pontos;
- Cento e tal mil euros de prémio;
- Boas possibilidades de passar à fase seguinte da Champions League.

E o resto, como se costuma dizer, "é conversa".

Ao menos isso. :)

Agora, a exibição... Meu Deus! Foi muito mázinha!

Acho (acho...) que nunca vi, em praí vinte e cinco anos de acompanhamento do Sporting, um jogo tão mau! Tudo ao chuto pró ar, a jogar quase a passo... e nem criar uma única jogada de perigo durante mais de oitenta minutos!

---

Enquanto o tal "saldo" for semelhante ao desta noite, a coisa vai-se levando, digamos. Mas, sinceramente, acho uma total falta de respeito para com todos os simpatizantes e adeptos a equipa andar a fazer, sucessivamente, exibições deste género. Sem velocidade, sem alegria, sem fio-de-jogo... enfim, sem (quase) tudo!

Depois queixem-se de que há menos gente a ver os jogos no estádio...

terça-feira, 21 de outubro de 2008

dEUS

Domingo, dezanove de outubro de dois mil e oito. Aula Magna a abarrotar. No cartaz, os belgas dEUS, com os lusos Pontos Negros da primeira parte.

Músicas muito bem tocadas, num bom espectáculo que tinha um som estupidamente alto!


Hoje de manhã, ainda tinha os ouvidos a latejar...

Boa relação banda-público, a que não foi alheio o ice breaker do vocalista - tem um grande dinamismo e uma voz de que gosto - assim que entrou em palco: "Come on, get up!"... :)

Tocaram as duas ou três músicas que conhecia, e das quais gosto bastante! Das restantes, gostei de algumas, apenas.


Não foi mau. Mas já tenho visto espectáculos de que gostei mais.

Uma sorte!


Encontrei (e comprei), ainda há pouco na Fnac, aquele que é, para mim, o melhor filme do Paul Newman: "O Veredicto".

Num filme cheio de vedetas (Charlotte Rampling, Jack Warden, James Mason, entre outros; o argumento é do David Mamet e a realização do Sidney Lumet...), o Paul Newman tem uma interpretação absolutamente superior - que só não lhe valeu o Oscar por causa de um tal de Ben Kingsley que, nesse ano, arrebatou a estatueta com outra interpretação (dizem que) ainda melhor, no "Gandhi".

Tenho muitas saudades dum passado - não muito longínquo, diga-se de passagem - em que, num mesmo ano, tínhamos vários filmes deste calibre...

Pensava que estava descontinuado, como muitos outros filmes excelentes que não merecem a atenção devida por parte desta malta que só vê é novelas à sua frente...

---

É por estas e por outras que há já muita malta a comprar através da Net (sejam livros, música, filmes, etc...). Acho que, regra geral, a oferta cá no burgo é o "básico" e pouco mais. Uma pena, com tantas coisas boas que há por e para editar!

Mais uma achega para a tal história do "nivelar por baixo" de que falava aqui há uns dias!


---

Era o único na prateleira. Nem hesitei.

Foi uma sorte!

domingo, 19 de outubro de 2008

Lesões...

Então o Deco, o Simão e mais uns quantos estavam "lesionados" e não puderam jogam na Quarta-feira em Braga contra a Albânia, mas entretanto recuperaram e jogaram ontem pelas respectivas equipas em Inglaterra e em Espanha?

As equipas médicas dos clubes fazem verdadeiros milagres, não há dúvida.

O Deco jogou umas coisas, e o Simão foi mesmo importante no Atlético de Madrid (apesar de ter perdido com o Real, mexeu com o jogo).


Não me gozem... :)

OMBDCDM


Eis uma foto d' O Melhor Bolo De Chocolate Do Mundo. Voltei a comê-lo na Sexta-feira e em boa hora o fiz, pois as saudades já apertavam.

E o que é giro é que é mesmo o melhor bolo de chocolate do mundo!

Se não é, mostrem-me que estou errado. :)

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Jump!

XXXVII

E já cá mora mais um!

Está caótico, isto!... Ahahahahah! :)

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Ver 2010 por um canudo

Zero a zero, em casa, contra a Albânia?? E, como se não bastasse, há mais: foram onze portugueses contra dez albaneses - por expulsão de um defesa -, durante cinquenta minutos. Cinquenta!

E em casa!!


Os nervos à flor da pele, algumas das vedetas aborrecidas com os assobios da malta... Um espectáculo.


Assim não vamos lá... Ai não vamos, não!

Bella Italia - II




Lamborghini Estoque (2008)

Bella Italia - I








Ferrari California (2008)

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Informação vs. Sabedoria

Há pouco, no jornal "do" Mário Crespo, o Dr. Miguel Veiga - um conhecido político, advogado e intelectual portuense - disse uma frase daquelas que nos deixa a pensar (numa reflexão acerca dos dias de hoje e da "urgência" associada a quase tudo o que mexe, digamos):

- "A informação cada vez é maior, mas o saber cada vez é menor. Porque o saber implica pensar, reflectir...".

domingo, 12 de outubro de 2008

Matemáticas

A continuar desta maneira, pelo que jogámos (?) neste Sábado e pelo contentamento manifestado por muitos responsáveis e intervenientes lusos pelo ponto conquistado no empate contra esta Suécia (fraquinha, não?), algo me diz que vamos regressar à época do "matematicamente possível" nas contas para a qualificação para a fase final do Mundial de Futebol.

Pode ser que me engane.

Estoril - Cascais, II


Há coisas que não mudam, e ainda bem.

Como a "Marabunta" do Santini, por exemplo.

E digo mais: que nunca mude! :)

Estoril - Cascais, I

Sábado à tarde, caminhada entre o Estoril e Cascais, num paredão bem mais apetecível do que antigamente.

Algures a meio, estava isto:


Espectáculo. :)

Intercasa

Ida à FIL (obrigado, Rute!). Milhões no último dia da feira. À portuguesa. :)

Muito do mesmo. Pouca variedade. Alguns móveis muito giros (cómodas, principalmente), outros perfeitamente inconcebíveis; havia zonas com electrodomésticos... gostei de ver! Havia lugar para um pouco de tudo, digamos.

Globalmente, valeu a pena.


Será que a crise afastou muitas empresas? É que estavam apenas três dos quatro pavilhões abertos...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Nivelar por baixo...

Acho que, actualmente, nivela-se por baixo em quase tudo: Qualidade de vida, Política, Cultura, Desporto, Educação, Justiça. Em quase tudo.

Isto é mais a "República Tuga" do que a República Portuguesa. E parece que a maioria da malta nem se preocupa muito com isso... Ou preocupa?

The Triffids



Espectáculo! :)

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Leixões Sport Club


Acabei de ver o Leixões, 1 - Benfica, 1.

Este Leixões jogou hoje, contra o Benfica, muito mais do que o Sporting jogou há uma semana atrás. Mas muito mais!

Confesso que isto me custa a entender, mas é a realidade.

Conseguiu dominar o jogo - especialmente na segunda parte - e mereceu, claramente, o ponto que conquistou. Esteve a perder desde os trinta e três minutos, e conseguiu o empate quase ao cair do pano.

E não sei mesmo se não mereceria a vitória...


Estou-me a lembrar de um certo treinador (?) que devia mas é pôr os olhos no futebol desta equipa - em cinco jogos, fez dez pontos (três vitórias, um empate e uma derrota), jogou pela positiva, bonito e, pelo menos hoje, fê-lo sempre prá frente! - e tentar aprender mais alguma coisa.

domingo, 5 de outubro de 2008

Mais uma oportunidade...


... para quem ainda não conhece, ou para quem quer (re)fazer a colecção.

Às Quartas-feiras, com o "Público". Começa dia 8 de Outubro.

Mais ecos da derrota de hoje

Estava a ver se me lembrava da última vez que vi uma exibição categórica do Sporting num jogo grande - assim daquelas em que não há margem para dúvidas. Cheguei à conclusão de que não me lembro lá muito bem...

Talvez um três a um na Luz, aqui há uns dois anos e meio.

Acho que isto quer dizer alguma coisa.

Sporting, 1 - FC Porto, 2

Mais uma fraca exibição (globalmente), mais uma derrota com um adversário directo.

E, hoje, tirei as dúvidas todas: para mim, o Paulo Bento não tem, definitivamente, categoria para ser treinador do Sporting.

Ter mão no balneário não chega. É preciso (muito) mais. E acho que, sinceramente, ele não consegue, nesta altura da sua carreira, dar mais ao clube. Pode ser que ainda se faça como treinador... mas acho que, agora, não dá mais do que isto.

---

O cúmulo foi ouvi-lo a admitir, mais uma vez, que o adversário - outro grande cá do burgo - "mereceu a vitória". Mesmo que fosse esse o caso, não vejo nenhum benefício numa afirmação deste género. Depois, parece que não está "dentro" da organização, parece que quer um certo "distanciamento" da realidade, para analisar os jogos...

Será que ele tem alguma noção de que uma afirmação dessas pode desanimar a equipa? E os adeptos? Que apoio é que ele acha que transmite à equipa com quem trabalha a falar assim?

A mim, chateia-me seriamente! Mesmo que fosse verdade, nunca o deveria dizer. Nunca!

Além disso, não me lembro de ter ouvido algum treinador do FC Porto ou do Benfica a falarem desta forma, mesmo que algum resultado o justificasse.

---

Falando de bola propriamente dita, e mais uma vez, viu-se um sistema de jogo confuso, umas opções mais do que questionáveis (Djaló a "número dez"???), e mais quarenta e cinco minutos completamente entregues ao adversário que, obviamente, agradeceu. Os centrais continuam a chutar a bola "lá prá frente" sistematicamente (e o que é pior é que, quando é mesmo preciso que o façam, nem sempre o fazem bem...), o Rui Patrício continua a chutar a bola para os defesas adversários...

(Tirem-me daqui!)

Acho que as ausências de jogadores influentes como o Izmailov e o Vukcevic, por exemplo, não justificam tudo. Ajudam a explicar alguma coisa, certamente, mas não tudo.


Bem, mas não vale a pena dizer mais nada. É gramar, e esperar por melhores dias.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Sortes diferentes na UEFA

Pré-eliminatória da UEFA: passaram Benfica (dois a zero ao Nápoles) e Braga (zero a dois na Eslováquia, frente ao Artmedia), e ficaram pelo caminho Marítimo (derrota por dois a um em Valência) e os Vitórias - de Setúbal e de Guimarães.


Vi bocados dos jogos destes dois últimos. O Setúbal, que perdeu por cinco a dois na Holanda contra o Heerenveen (uns holandeses arrogantes até à última casa - deve ser por estas e por outras que há países e povos pelos quais não nutro grande simpatia), teve momentos de ataque bastante bons, mas também teve falhas incríveis na defesa... Já o Guimarães fez um excelente jogo e levou a eliminatória para o prolongamento (dois a zero no final dos noventa minutos). Aí, não resistiu à maior preparação física dos ingleses do Portsmouth, que acabaram por empatar a dois golos e passar à fase seguinte da prova.


Foi pena.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Street View e Bird's Eye

É impressionante como, com a opção "Street View" do Google Maps - ou com a "Bird's Eye", do concorrente Visual Earth -, conseguimos, hoje em dia, ver as cidades que esses programas nos conseguem mostrar, e com um grau de pormenor que poderia parecer difícil de imaginar!...


O primeiro mostra-nos fotografias (tiradas de vários ângulos, ao nivel da rua) das zonas mais centrais das cidades, e permite-nos fazer um trajecto pelas suas ruas, "andando" por fotografias tiradas umas a seguir às outras, digamos..

Já o segundo permite ter uma vista em perspectiva de certas zonas das cidades já fotografadas, e com a possibilidade de a irmos rodando - podendo assim ver as várias frentes de um mesmo objecto (casa, monumento, etc.).

Resumindo: conseguimos ver imagens reais de sítios que podemos (ou não...) querer conhecer, sem sair da frente do ecran do computador!

Espectáculo! :)


Aqui está uma coisa bem feita neste tempo em que vivemos.

Roca bota fora

Dois a zero contra um FC Basel (o Basileia) fraquito, neste primeiro jogo caseiro da Liga dos Campeões 2008-2009. Mas aquilo não anda nada bem...


Desta noite de bola europeia, destaco uma primeira parte inacreditavelmente má (lenta e desinspiradíssima), uma assobiadela à equipa ao intervalo, o regresso do Vukcevic na segunda parte (na qual jogou mais ou menos) e algumas ideias sobre o status quo do clube, partilhadas em agradável e amena cavaqueira com os meus camaradas de bancada - onde a crença não é lá grande coisa, diga-se.

Mesmo assim, a segunda parte teve momentos... razoáveis - especialmente porque já não havia Rochemback em campo.

Eu, que até gosto da sua combatividade em campo, fiquei contente com o seu regresso; mas acho que tem que jogar muito mais do que faz actualmente para merecer um lugar a titular.

Gostei do Romagnoli, do Postiga e do Moutinho. Dos restantes, nem por isso.


Bem, mas sempre são três pontos, o segundo lugar está em aberto, e entraram mais umas massas - para ajudar ao equilíbrio financeiro do clube, condição fundamental para uma gestão correcta. Menos mal...

Vamos ver agora como vai ser o jogo contra o FC Porto.