segunda-feira, 31 de março de 2008

Frentes

Afinal de contas, o Benfica ainda está em três "frentes": frente à Segunda Circular, frente às bombas da Repsol e frente ao Colombo!

Não resisti... :)

Ter tempo

Tenho muitas saudades da altura em que se tinha tempo.

Muitas, mesmo.

Ainda apanhei uns bons anos dessa época, que não consigo precisar bem quando é que terminou.


É que não tenhamos dúvidas: hoje em dia, já quase que não temos tempo para o que quer que seja!

Fineza


Se alguém vir álbuns - em português! - do Luc Orient, da Comanche, do Valérian, do Michel Vaillant, do Dan Cooper ou mesmo daquela colecção com as batalhas da Segunda Guerra Mundial, queira ter a fineza de me indicar onde é que os encontrou.


E, já agora, alguém sabe porque é que, actualmente, já não se encontram livros de BD que não sejam Asterix's, ou Corto Maltese's, ou Spirou's, ou então umas coisas altamente paralelas (ok, ok: "vanguardistas") tipo Bilal, ou Manara?


Será que a BD está a morrer?

O Santuário de Gondwana


Já não é escrita e desenhada pelo E. P. Jacobs, mas sempre é mais uma aventura de Blake & Mortimer.

Foi publicada agora. Vamos lá a ver como é que eles se saem...

Fora!

Quatro golos! E fora de casa!

Ok, foi ao Naval Primeiro de Maio, mas antes isso do que encostar, mais uma vez...

Espectáculo.

:)

Está errado, não está?

Quando se passa mais tempo na Net do que a ler, algo não está bem, não é?

sábado, 29 de março de 2008

Irmãos e Irmãs


Já anda pela TV2, depois de se ter estreado por cá no Fox Life, acho.

Deve ser uma das séries (senão "a" série) mais interessantes dos últimos anos, muito por culpa do fantástico elenco que interpreta, excelentemente, uma história tipo "drama familiar"- um pouco à imagem de um "Thirtysomething", por exemplo.

Espectáculo!


Haja tempo para tanta série... :)

terça-feira, 25 de março de 2008

Capelão

De vez em quando, lá vem mais uma cacetada da vida.

Já chateia, isto!


Desta vez, foi um amigo já de longa data que quis ir andando mais cedo. E foi cedo demais. Cedo demais.

A ele ficaremos a dever, entre incontáveis momentos de boa disposição, a mais acertada aplicação da expressão "capitalismo selvagem" que ouvi: assentou que nem uma luva (numa daquelas nossas conversas sobre gestão, negócios e afins) ao nosso amigo-empresário Alex, que até se fartou de rir quando a ouviu, dita daquela maneira de falar muito particular que o Pedro tinha!

Lembras-te, Alex? Foi numa bica-na-Mexicana. :)


Tenho muita pena de não o ter visto mais vezes, ultimamente. Parece que a vida lhe estava a correr melhor, até.

Merda para isto! Que raio de ritmo de vida este que, tantas e tantas vezes, nos atira para longe daqueles com quem gostamos de estar! E o que me chateia mesmo é que, depois, parece que é só nestas alturas é que se pára para pensar... Pois é isso mesmo que acontece! Ora, está errado, isto. Muito errado.


Ficou muito por conversar, por rir, por escutar, enfim, por conviver...

Mas eu quero crer que ainda nos havemos de reencontrar, Pedro, para que nos possamos voltar a divertir com aquelas conversas sobre tudo e mais alguma coisa, irmão!

Um grande abraço, e até mais logo! :)

domingo, 23 de março de 2008

Carlsberg Cup

Péssimo jogo, ontem no Algarve. Espectáculo paupérrimo, mesmo.

Acho que apenas o Sporting tentou ganhar, e apenas o Vitória de Setúbal teve uma oportunidade clamorosa para tal (o livre do Pitbull ao poste).

Inacreditável desempenho leonino nos penalties (sem desprimor para o keeper sadino, atenção). Não encontro explicação alguma para o que se viu naquele desempate. Alguma!

Será que não há quem prepare aqueles tipos - que são jogadores profissionais de futebol, atenção!, e que ganham milhares de contos por mês - para situações daquelas? Será que não haverá um grupo de, pelo menos, cinco daqueles "artistas" que saiba marcar penalties?


Que a época acabe, e depressa.

---

Acho, sinceramente, que se não se tomarem medidas para alterar este estado de coisas, para o ano não há nem metade dos adeptos nas bancadas. Repito: nem metade! É que me parece que ninguém quer passar uma época inteira a ver jogos como os que temos visto este ano...

sábado, 22 de março de 2008

Páscoa


Ao pensar um pouco mais nestas vidas que vamos levando - muitas vezes a correr, quase sempre virados "para fora", "sem tempo" para quase nada - gostava, sinceramente, que nos sentissemos menos isolados do que efectivamente estamos, que nos vissemos mais, que nos encontrássemos mais, que partilhássemos mais, enfim... que fizessemos tudo o que está ao nosso alcance para aproveitarmos melhor esta enorme dádiva que é a nossa Vida.

Mesmo que às vezes não pareça, é mesmo uma dádiva.

É que eu sou daqueles que acredita que é só em conjunto, em família, em irmandade, rodeados de todos aqueles de quem mais gostamos, é que isto tudo faz sentido.


Uma Páscoa Feliz para todos vós.

---

Nota: acabei de reparar que este blogue faz hoje um ano - precisamente neste Sábado de Aleluia; aproveito então para agradecer a leitura e a contribuição de todos os que por aqui passam.

Afinal...

Sempre deram alguns filmes alusivos à Quadra que estamos (?) a atravessar. Mesmo assim, estamos a milhas de outros tempos.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Acordo? Nah.

Acho que vou continuar a escrever o Português da mesma maneira que sempre fiz: à portuguesa.

Qual acordo ortográfico, qual carapuça!

Texas

Puseram no Youtube um vídeo com uma "cena" que se passou numa escola, no Porto: uma professora e uma aluna quase a chegarem a vias de facto, por causa do telemóvel da aluna.

Disse "cena" porque aquilo podia bem ser um filme tipo-ficção. Mas não era.


Acho que nem vale a pena concluir o que quer que seja aqui, de tão óbvio que seria.

Como estou um pouco longe daquela realidade, apesar de ter amigos que a vivem bem de perto, fiquei bastante surpreendido com aquilo que vi. Mas parece que, segundo me contam, situações daquelas são mais ou menos "mato", actualmente.

Telemóveis nas aulas... Putos a filmar... Mas aquilo será mesmo uma sala de aula? Não será uma brincadeira?

Pergunto-me: será que não se podem dar umas palmadas (o Eça - que é tão, mas tão actual, meu Deus!, que até parece mentira... - diria "bengaladas", mas isso também seria demais) numa aluna daquelas? (Se fosse um gajo era exactamente a mesma coisa, atenção!) Eram mais do que merecidas. Ou será que isso traumatizaria a criança? Ou que não seria pedagógico?

Não me f....!

É nestas alturas em que acho que isto não vai lá nem com um daqueles "regimes de força" (para não lhes chamar outra coisa...).

Quando andava no Liceu, a malta podia não ter lá muito respeito por alguns professores, é verdade. Acho que isso sempre foi assim.

Mas havia sempre alguns que tinham uma tal presença nas aulas que, só de estarmos perto deles, pouca gente ousava sequer falar. E não estou a falar de intimidação física, digamos: falo do respeito que sabiam impor. Falo de firmeza.

Agora, afrontar professores? Intimidá-los? Agredi-los?

Como diz um amigo, "parece o Texas, isto"! Não sei se se refere à disco ou ao Estado... ou a ambos, agora que penso nisso. Mas acho que os usa como exemplo de verdadeira rebaldaria, ou de ausência de regras.

---

Já agora, expliquem-me uma coisa: por que é que todas as criancinhas têm que ter um telemóvel, a partir de uma certa idade? Ou será que haverá quem não tenha?

Nem me vou pôr a adivinhar qual será "a" idade para se ter um telemóvel.

Falta aqui muita coisa, não falta?

Tenho saudades do tempo em que, nesta altura do ano, a televisão transmitia o "Anno Domini" ou o "Jesus da Nazaré".

Nem parece que estamos na Páscoa... É pena.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Seis Graus


Parece-me que é uma das melhores séries que está no ar, actualmente, na TV nacional. E, felizmente, todos a podem ver.

Dorinha, obrigado pela dica! :)

domingo, 16 de março de 2008

Barfi e Smiths

Ontem à noite, tive a sorte de voltar a saborear o melhor doce indiano que alguma vez comi na vida: um Barfi. Foi no jantar desta senhora, no "Calcutá" da Rua do Norte.

Atenção, loira, o teu bolo de chocolate também estava bom... :)

Andei tantos anos sem o conseguir encontrar (noutros tantos restaurantes indianos onde jantei - e alguns eram bem bons!) que, quando perguntei ao empregado se o tinha, nem estava à espera que ele dissesse que sim. Mas disse! Pedi para me guardar um desde logo (estávamos a pedir as bebidas...).

Pois o que posso dizer é que não defraudou minimamente as minhas (enormes!) expectativas: estava absolutamente excepcional!


Não sei se me vou conseguir explicar mas, pleo menos, vou tentar: ter comido ontem aquele Barfi foi uma sensação semelhante às que todos temos quando desejamos muito algo, que parece ser difícil de alcançar (ao ponto de quase desistirmos), mas que finalmente atingimos, sem que nos sintamos cansados pela procura ou defraudados por não corresponder às tais expectativas entretanto criadas.


Este Barfi foi, digamos assim, "a cereja em cima do bolo". É que a noite arrancou logo bem, com um belo jantar indiano - de começo tardio mas muito animado e participado (a anfitriã conseguiu reunir, desta vez, muita malta do seu grupo de amigos mais chegados) - e culminou com uma eighties' party, numa disco perdida algures no Bairro.

Alguém acreditará em mim se disser que dancei ao som do Bigmouth Strikes Again? Não, pois não? :)

Herman, volta!

Quando ouvi o nosso PM felicitar o seu homólogo espanhol (depois da vitória deste nas eleições legislativas do passado Domingo) na reportagem da SIC, e depois de recuperar do choque que aquele castelhano fluente me causou, consegui quase imediatamente "ver" o antigo Herman José a fazer uns sketches sobre esse "episódio".

É que até o consigo ouvir a fazê-lo!

"Felicitaciones, compañero"... Espectáculo!

quinta-feira, 13 de março de 2008

Versões





Eu prefiro a segunda. :)

Oitenta e cinco minutos!

Foram oitenta e cinco minutos a sofrer, num jogo feiinho, até que o Pereirinha resolveu, e bem, descansar a malta.

Oitenta e cinco!!!

Bem... pelo menos o golo foi bastante bom! Ao menos isso!

Agora, venha quem vier, é difícil. E são mais dois jogos, mais desgaste, mais rotação de plantel (ou do que resta dele...), mas - muito importante! - mais umas ma$a$, que são fundamentais para ajudar a manter o barco à tona de água e, não menos importante, mais experiência internacional para um grupo de miúdos com bastante jeito para a poda (mas sem muito traquejo, ainda).

Vendo bem a coisa, hoje jogaram Rui Patrício, Grimi, João Moutinho, Bruno Pereirinha, Vukcevic, Tiuí, e Adrien Silva, que têm todos menos de vinte e dois anos!


No sorteio dos quartos-de-final, gostava que saísse o Bayern de Munique. Sempre tínhamos uma hipótese de vingar o Belenenses, e sempre se fica com uma boa imagem lá fora quando se manda um histórico da bola pela porta fora, não é?

... :)

---

Agora mais a sério, acho que, a ser eliminado, é preferível que isso aconteça numa fase menos avançada da prova. Sinceramente, acho que não temos andamento (leia-se estrutura, equipa, plantel, preparação física, etc.) para nos mantermos - com reais hipóteses de ter sucesso, claro está - na Taça da Liga, na Taça de Portugal, na Taça UEFA e no Campeonato (que já lá vai).

Imaginemos (só naquela...) que íamos avançando na prova, que chegávamos à final, e que tínhamos que defrontar o Bayern de Munique. As hipóteses de vencer o "caneco" existiriam, é certo, mas sejamos realistas: seriam algo remotas, não?

Quanto mais não seja, porque a equipa estaria estoirada.

Perder (novamente!) um troféu desta importância na final da prova seria sofrimento a mais - mesmo para a Melhor Massa Associativa do Mundo! Como, nesse particular, já tivemos a nossa conta, venham os Bávaros!

---

Bruno Pereirinha. Espectáculo! :)

segunda-feira, 10 de março de 2008

Reflexão Leonina

A exposição que o Dr. Dias Ferreira fez hoje à noite, n' "O Dia Seguinte", da SIC Notícias, sobre o momento do Sporting, foi fantástica.

Segundo o seu ponto de vista, é preciso pensar, analisar, discutir o futuro do clube. Para tentar evitar que o afastamento entre gestão e os sócios e adeptos seja ainda maior do que o de agora; para tentar encontrar um rumo que traga de volta ao Clube as alegrias, os títulos e a projecção de que ainda nos podemos orgulhar; para voltar a fazer do Clube um exemplo de Eclectismo que, sem falsas modéstias, é (era!) quase ímpar na Europa e no Mundo.

E eu concordo com ele: acho que o Sporting Clube de Portugal devia organizar uma espécie de fórum, um encontro nacional. Para se discutir, para se trocarem ideias, para pensar em conjunto. E as conclusões que daí saíssem também deveriam ser tidas em linha de conta pela equipa que gere o Clube.

Acho que faria bem a todos os elementos da enorme comunidade leonina espalhada pelo país, que merece um Clube melhor.

domingo, 9 de março de 2008

Salir a ganar

Já achava que terem mandado o Fernando Santos embora à primeira jornada (!) não tinha sido lá muito boa ideia.

Depois, voltaram a ir buscar o José António Camacho, compraram os uruguaios, o Freddy Adu e mais um ou outro.

Não sei se, nessa altura, o Di Maria já estava no clube.

Passados seis meses, cai o Camacho - que tinha uma equipa claramente mais reforçada do que a que puseram ao dispor do "Engenheiro".


Olhando para trás, e especialmente para a forma como tudo isto decorreu, fica a clara sensação de que ali, para os lados da Luz, a gestão desportiva está muito longe do desejável.

Oscars


Vi o "Expiação", o "No Vale De Elah" e o "Michael Clayton". E gostei bastante de todos. Mas não vi o "Haverá Sangue", nem o "La Vie En Rose", nem o filme dos Cohen. E, sinceramente, nem tenho muita vontade para tal. Os temas não me interessam muito, devo dizer.

---

Já agora que falo nisso, digam-me lá: é de mim, ou a maioria dos filmes que ganharam os Óscares dos últimos anos ficam completamente a milhas daqueles menos antigos (os dos anos noventa e dos anos oitenta) e, particularmente, dos mais antigos?

Nem quero falar da politização da entrega dos ditos prémios, pois é por demais evidente.


É claro que há, e ainda bem, honrosas e belíssimas excepções. Também, se assim não fosse, o Cinema tinha os dias contados.

"Tinha"?

Clayton


"Michael Clayton". Tem um excelente Clooney e uma história com "substrato", passada num ambiente de advogados, digamos, e com acção q.b..


Vão ver, pois vale bem a pena.

Just Like Heaven

Pavilhão cheiinho. Tudo (ou quase) vestido de escuro. Três horas de concerto! Três encores!! Vários quilinhos a mais... A voz intacta. Depois, ouvi e gostei de "Plainsong", "Love Song", "Pictures Of You", "Lullaby", "Friday I'm In Love", "Just Like Heaven", "Wrong Number", "A Forest", , "Let's Go To Bed", "Close To Me", Why Can't I Be You?", "Boys Don't Cry", "Killing An Arab".

Por não ser um expert nos The Cure, e das que conheço e gosto, não dei por falta de outra que não o "The 13th".

Espectáculo!


Talez tenha sido "Just like Heaven", ontem à noite. Talvez... Se for assim, estamos bem. :)

UEFA... E, e!

Um bom resultado em Bolton, e o consequente cansaço (numa equipa completamente dizimada) hoje, em Guimarães. Resultado: uma derrota.

Acho que nem é preciso fazer grandes análises a tudo isto. São dois jogos por semana, desde o Natal. Parecido, só em Inglaterra.

Na planificação futebolística de uma época, gostava de saber se é tido em consideração o número de jogos que se podem vir a realizar, ou não. Imagino que seja... É que isso deve entrar nas contas para o número de jogadores a adquirir (se necessário), para se poder formar um plantel minimamente equilibrado, e com soluções para as dificuldades diversas que uma época desportiva traz. Acho eu! Ou será que não?

O mais grave nisto tudo é que estamos em risco de cair para o sexto lugar. Sexto! A oito jornadas do final do Campeonato. Inacreditável.

---

Não consigo entender o seguinte: como é que o Vitória de Guimarães tem um plantel quase todo mais alto e mais forte do que o Sporting Clube de Portugal?

Bastou ver hoje os jogadores que estiveram em campo.

---

Talvez consigamos estar na UEFA para o ano... E vamos lá a ver como é que o vamos conseguir.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Falhanços e expulsões

Eu agora ia escrever algo do género "Foi descoberta a maior plantação de melões no Norte do país...", mas mudei de ideias. É que me lembrei que o Sporting joga já amanhã...

Por isso, é melhor não.

---

Duas notas, apenas.

- Apenas o F. C. Porto fez por passar a eliminatória "pela positiva" (os falhanços do Tarik e do Quaresma foram decisivos no desfecho da eliminatória). Os alemães tiveram sempre medo de atacar, e estiveram sempre à espera do que o jogo poderia trazer; podem agradecer ao seu guarda-redes (o melhor em campo) a passagem aos quartos-de-final desta Liga dos Campeões.

- Há muito tempo que não via por cá um árbitro com coragem para expulsar um jogador que jogou, perigosa e deliberadamente, às pernas do adversário (no caso, ao seu joelho, no que poderia ter resultado numa lesão gravíssima!); em contrapartida, fez vista grossa (ele ou o fiscal de linha) a uma defesa do Helton com as mãos fora da área, que deveria ter dado direito, igualmente, ao cartão vermelho.

---

Vamos lá a ver o que é que o jogo com o Bolton nos reserva ...

terça-feira, 4 de março de 2008

Western Coast of Europe...

Aquele miúdo que trabalhava na Ericeira Surf Shop do Oeiras Parque e que, quando saía à meia-noite do trabalho, levou um tiro de um filho da puta que estava a assaltar um carro no parque de estacionamento, morreu hoje, na sequência dos ferimentos que sofreu.

Tinha vinte anos. Vinte anos!

A verdade, nua e crua, é esta: se virmos alguém a cometer algum crime, por mais pequeno que seja, não deveremos fazer nada! Rigorosamente nada! É que nem sequer devemos pensar nisso.

A manter-se este estado de coisas (que este "exemplo" ilustra bem, e que já não é de hoje, diga-se de passagem) nesta Western Coast Of Europe - a versão moderna do conhecido "jardim à beira-mar plantado" - não sei bem onde é que isto nos poderá levar.

But!

Bordeaux - PSG, do campeonato francês. Este é o 2-0.

Espectáculo!

Reparem bem: foi de fora da área!

De referir que este Wendell já jogou no Nacional da Madeira...

segunda-feira, 3 de março de 2008

Speedwagon

Esta foi a minha amiga Helena quem ma mostrou.

Mais tarde, comprei o "Best Of" destes tipos por causa desta música.




Não é só de músicas "de vanguarda" que o meu gosto é feito, para quem não sabia... :)

Sarah

Redescoberta. Voz única. Espectáculo!


Tenho saudades dos meus tempos de liceu, em que se ouviam músicas "a sério", como esta.



Esses tempos, infelizmente, já não voltam.

Ainda bem que os vivi. :)

Derbies

Braga - Guimarães. Boavista - Porto. Sporting - Benfica.

Três derbies. Três empates. Golos só no da Capital. Isto anda mesmo fraquinho...


O primeiro foi... "quentinho". Muito querer, algumas picardias, poucas oportunidades. Muito jogo à italiana. Mas foi emotivo. Gostei de ver.

O da Invicta não vi. Parece que o Porto entrou com algumas "segundas-linhas" e, mesmo assim, ainda teve várias oportunidades para vencer. Não veio do empate grande mal ao seu mundo, também.

O lisboeta foi emotivo, bem jogado apenas a espaços, e terminou bem para o Benfica, pois manteve o Sporting a cinco pontos.

---

A primeira meia hora leonina foi muito boa, e a do Benfica muito má. Depois, o Benfica equilibrou, empatou, e controlou. Só depois da expulsão do Nélson o Sporting conseguiu criar perigo.

É pouco.

O Paraty soube conduzir a coisa muito bem, também. Mas eu acho que é preciso fazer mais, para não nos justificarmos com erros da arbitragem. E, sinceramente, com este plantel e com lesões em dois ou três jogadores influentes durante quase toda uma época, acho que é difícil fazer mais.

Hoje, acho que o Sporting fez mais para ganhar o jogo. Houve momentos muito bons, principalmente na tal primeira meia hora. Mas, no final, acabou por não ser suficiente.

---

Disto tudo, ressalta claramente uma coisa: a única equipa portuguesa que tem, presentemente, alguma categoria internacional, é o F. C. Porto.

É pena, mas é a verdade.

domingo, 2 de março de 2008

Casas

Faz pena saber que a principal razão pela qual as pessoas vendem as suas casas é o divórcio.


Conheci dois casos desses, recentemente. E fiquei com pena por saber que elas não conseguiram continuar a "ser felizes", no campo afectivo das suas vidas. Fosse por que motivo fosse.

Esta do "ser feliz" dá pano para mangas, e por isso a pus entre aspas.

Mas também foi bom saber que não desistiram, e que querem começar de novo. Noutro sítio. Noutra casa.


Só lhes desejo, cá do fundo, muita sorte. É bem preciso, ter sorte. E, em ambos os casos, parecem claramente merecer.